O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de mobilidade Faperj/França tem resultado e protocolo de inteções renovado
Publicado em: 02/09/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa de mobilidade Faperj/França tem resultado e protocolo de inteções renovado

Por Ascom Faperj

A partir da esq., Vania Paschoalin, chefe do Departamento de
Relações Internacionais da FAPERJ; Nacer Boubenna, adido para
a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Brasil; Jerson
Lima Silva, presidente da FAPERJ; Eliete Bouskela, diretora
Científica da FAPERJ; Olga Anokhina, diretora do escritório do
CNRS na 
América do Sul; e Claudio Landim, pesquisador do Impa

De forma a retomar as atividades internacionais, representantes da FAPERJ e da Embaixada da França se reuniram na manhã desta quinta-feira, 2 de setembro, na sede da Fundação, para celebrar a renovação do Protocolo de Intenções firmado pelas duas instituições, publicar o resultado oficial do “Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França – 2020” e anunciar o lançamento de uma nova chamada prevista para o último trimestre deste ano.

Lançado na segunda quinzena de dezembro de 2019 em solenidade realizada no Consulado da França no Rio, o Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-França contemplou 15 projetos no total, representando um investimento de R$ 276 mil em bolsas de mobilidade, que incluem seguro saúde para os pesquisadores. A França pagará os bilhetes referentes ao transporte aéreo entre os países.  

As atividades em questão são frutos do protocolo de intenções celebrado entre a FAPERJ e a Embaixada da França em outubro de 2019, durante cerimônia realizada no Consulado da França no Rio de Janeiro. A renovação desta parceria celebra o intuito de fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. O Termo Aditivo será assinado pelo presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, e pelo Conselheiro Adjunto de Cooperação e Ação Cultural da França no Brasil, Olivier Giron, representado nesta ocasião pelo Sr. Nacer Boubenna, Adido de Ciência e Tecnologia da França no Brasil.

A chefe do Departamento de Relações Internacionais da FAPERJ, Vania Paschoalin, comemorou a renovação de mais uma parceria que vem apresentando muitas oportunidades para a comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro, estendendo as cátedras francesas a todas as instituições de ensino, pesquisa e tecnologia no Rio de Janeiro.

O Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França foi publicado em dezembro de 2019 e possuía duas modalidades: As Cátedras Francesas, destinadas a apoiar até 10 (dez) pesquisadores que desejassem realizar parte de sua pesquisa em instituições fluminenses e a Mobilidade Internacional para Doutorandos, destinada a apoiar até 5 (cinco) doutorandos franceses que desejassem realizar uma parte do seu estágio de pesquisa em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Nacer Boubenna (E) e Jerson Lima renovam o Protocolo de
Intenções entre a Faperj e a França, acompanhados pela diretora
Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela
(Foto: Divulgação) 

Devido à pandemia de COVID-19, as mobilidades internacionais previstas para o ano de 2020 foram paralisadas até que houvesse um avanço da vacinação no Brasil e as fronteiras internacionais, reabertas. A FAPERJ vem retomando as atividades internacionais, permitindo (sob solicitação formal e análise de documentos) que o período de vigência das atividades em andamento seja alterado para o próximo ano.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, essa retomada é um passo muito importante para a pesquisa fluminense: "no cenário de pandemia que ainda estamos vivendo, voltar a promover a integração entre Brasil e França é muito significativo. Quem ganha é a comunidade acadêmica internacional e o Estado do Rio de Janeiro", disse. O novo período para realização das mobilidades referentes a este programa será de 01/11/2021 a 01/11/2022, os contemplados em ambas as modalidades terão direito a uma bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. O fomento será cofinanciado pela FAPERJ e a Embaixada da França, representada na reunião pelo adido para a Ciencia e Tecnologia da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna. "É uma grande felicidade divulgar os resultados desta chamada e muito importante retomar a colaboração com a FAPERJ. O estado do Rio de Janeiro tem excelentes pesquisadores e estes intercâmbios frutíferos entre a Franca e o estado estão alinhados com nosso desejo de destender as cooperações entre os pesquisadores franceses e fluminenses”, disse Boubenna.

A FAPERJ e a Embaixada da França planejam o lançamento de um novo edital nos mesmos moldes, também destinado a apoiar a mobilidade de professores visitantes e doutorandos. O lançamento está previsto para dezembro de 2021 e o início das atividades se dará a partir de maio de 2022.

Confira a relação dos contemplados no endereço abaixo:

Resultado: Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França – 2020

* Os contemplados receberão um email da FAPERJ com mais instruções e deverão retornar o contato em até 15 dias, de forma a informar as novas datas de vigência e enviar os documentos atualizados. Outras dúvidas relacionadas deverão ser encaminhadas para assessoria.internacional@faperj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes