O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Sai resultado do edital 'Meninas e Mulheres nas Ciências'
Publicado em: 26/08/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Sai resultado do edital 'Meninas e Mulheres nas Ciências'

Por Ascom Faperj

A edição inédita do edital Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação contemplou 45 das 54 propostas recebidas pela FAPERJ. A proposta inicial do programa era destinar cerca de R$ 2 milhões aos projetos, mas frente à alta demanda qualificada, o valor outorgado ficou em R$ 3,767 milhões. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, na sede da própria instituição.

A iniciativa de promover e incentivar o trabalho e o interesse vocacional de meninas e mulheres pesquisadoras não se limitou ao Ensino Superior. O Programa também contemplou a Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6 ano e Ensino Médio), pois os recursos alocados do edital possibilitaram a concessão de bolsas nas modalidades Pré-iniciação científica (Jovens Talentos – JT), Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT).

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o lançamento desse edital mostra que a FAPERJ tem sido a agência estatal de fomento à pesquisa pioneira na busca por uma maior participação feminina nos projetos de pesquisa e inovação. “Sem nenhuma dúvida, queremos impulsionar a equidade de gênero nas Ciências, principalmente em áreas em que a presença masculina é dominante”, completou. Em concordância com a fala do presidente, dos 45 projetos escolhidos, 24 pertencem à área das Ciências Exatas e da Terra, 10 são das Engenharias, 7 das Ciências Humanas e 4 das Ciências Biológicas. 

Na lista de instituições contempladas estão: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com o maior número de projetos. Seguida pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), UEZO (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada ), MAST (Museu de Astronomia e Ciência Afins), UCP (Universidade Católica de Petrópolis), UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) e UVA (Universidade Veiga de Almeida).

Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o edital constitui uma ação de fundamental importância no que se refere ao estímulo às meninas a se tornarem nossas futuras cientistas, em todas as áreas do conhecimento mas principalmente  nas áreas exatas e tecnológicas, onde a presença feminina ainda é escassa. “Através de iniciativas como essa a Faperj busca mais uma vez diminuir desigualdade de gênero, ainda tão presente não só no nosso estado mas também em Todo país”, completou.

A divulgação do resultado também mostra um importante avanço na integração entre as universidades e centros de pesquisa com as escolas técnicas públicas do Rio de Janeiro.

Os proponentes dos projetos selecionados deverão aguardar a comunicação da FAPERJ via e-mail com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira a lista de aprovados abaixo:

Resultado: Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação - 2021



Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes