O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Dicionário Cravo Albin da MPB é relançado
Publicado em: 22/04/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Dicionário Cravo Albin da MPB é relançado

Estudiosos da música feita no Brasil ou simples admiradores da produção musical do país já podem contar com um valioso instrumento de pesquisa, agora totalmente revigorado. Entrou no ar, no dia 7 de abril, a nova versão do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. O dicionário virtual pode ser consultado em www.dicionariompb.com.br. Iniciativa do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), o trabalho conta com apoio da Brasil Telecom; do Ministério da Cultura; da Fundação Biblioteca Nacional; da PUC-Rio e da FAPERJ.

            O Dicionário Cravo Albin oferece aos interessados um amplo conjunto de informações sobre a MPB. Dados sobre artistas e grupos de diferentes épocas; discografia; obras e instrumentos. A busca pode ser feita por ordem alfabética ou por assunto. As informações de cantores e grupos musicais, por exemplo, trazem dados históricos, artísticos e dos shows. Em outra seção é possível conhecer a história e a evolução de cada instrumento musical.  Há, também, uma outra dedicada à memória da Música Popular Brasileira. O site traz, ainda, uma vasta área de links para sites de artistas, gravadoras e escolas de samba, entre muitos outros.

            “A FAPERJ continuará apoiando esse projeto, não obstante as dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado, por entender a importância de um projeto dessa natureza para o Rio de Janeiro que, cremos, continuará sendo a capital cultural do país”, destacou o diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet, que participou da cerimônia de relançamento do dicionário, realizada na Biblioteca Nacional, dia 7 de abril. 

            A nova versão do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira é resultado de uma intensa pesquisa que envolveu especialistas, críticos, técnicos em informática e pessoal de apoio. A obra reúne uma significativa relação de compositores, intérpretes, instrumentistas, maestros, arranjadores, conjuntos e grupos, produtores e animadores culturais. Traz, ainda, informações sobre ritmos, movimentos musicais através das décadas, associações e instrumentos.

            Coordenada pelo ICCA, a nova versão do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira está agora hospedada no portal do Ibest. Único dedicado exclusivamente à MPB, o dicionário foi iniciado em 1995 pela PUC-Rio, por intermédio do Departamento de Letras,  e a Livraria Francisco Alves Editora, com apoio da Informática e Engenharia de Sistemas (IES).

            O projeto foi retomado, anos depois, pela Secretaria de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura, por meio do Departamento Nacional do Livro (DNL), órgão da Fundação Biblioteca Nacional. Mais adiante, o projeto passou a contar com o apoio da FAPERJ, que complementou os recursos necessários e viabilizou os projetos apresentados pela PUC-Rio e pelo ICCA.

            Inaugurado dia 9 de abril de 2001, o Instituto Cultural Cravo Albin para Pesquisa e Fomento das Fontes da Música Popular Brasileira é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover e incentivar atividades de caráter cultural no campo da pesquisa, sobretudo em relação à Música Popular Brasileira.

            O acervo do Instituto, basicamente doado pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, é composto por um arquivo fonográfico, já inventariado preliminarmente, com cerca de 15 mil discos de 12, 10 e 8 polegadas (long plays em vinil, discos de 78 rotações, compactos simples e duplos); duas mil fitas sonoras em rolo; 700 fitas cassete e cerca de 1000 CDs. O ICCA conta, ainda, com documentos originais, fotografias, recortes de jornais e revistas, roteiros e programas de rádio e televisão, roteiros de espetáculos musicais, e documentos audiovisuais registrados em vídeo.

 

 

 

           

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes