O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nota de pesar: morre o ex-ministro da C,T&I Marco Antonio Raupp
Publicado em: 24/07/2021 | Atualizado em: 28/07/2021

Nota de pesar: morre o ex-ministro da C,T&I Marco Antonio Raupp

Por Ascom Faperj

Marco Antônio Raupp durante a 65ª Reunião Anual da
SBPC, realizada em Recife, em 2013: ele foi membro do
 Conselho 
Superior da FAPERJ (Foto: Marcelo Corenza)

A diretoria da FAPERJ manifesta pesar pela perda de Marco Antônio Raupp, que ocupou o cargo de titular da Pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2014, durante a gestão de Dilma Rousseff. Aos 83 anos, ele estava lutando desde janeiro contra um tumor cerebral e faleceu na madrugada deste sábado, 24 de julho. O velório aconteceu no Cemitério Parque das Flores, em São José dos Campos, São Paulo, onde vivia. Ele deixa esposa e sete filhos.

O ex-ministro estava afastado de suas atividades como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, que ajudou a criar, para tratamento de saúde. Antes dessa ocupação, ele havia sido ainda diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde em tempo recorde conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes, e na direção do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) criou o Laboratório de Bioinformática, ambos considerados de ponta e utilizados por pesquisadores e pela indústria. 

Foi presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em Matemática pela Universidade de Chicago, foi também presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Raupp foi ainda membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e integrante do Conselho Superior da FAPERJ.

"O homem que sempre foi a minha referência nos deixou, mas seu legado de realizações fica. Ele deixa para mim e para todos nós que trabalhamos com C,T&I o seu exemplo de luta e determinação para fazer o que ele mais gostava: a construção de um futuro melhor", disse seu filho, Augusto Raupp, que foi presidente da FAPERJ, de 2015 a 2017, e subsecretário de Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectids).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes