O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ encerra 2004 com prestação de contas na ABC
Publicado em: 21/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ encerra 2004 com prestação de contas na ABC

A FAPERJ realizou na sexta-feira, 17 de dezembro, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a prestação de contas relativa ao ano de 2004. O balanço das atividades da instituição nos últimos doze meses foi apresentado pelo diretor-presidente Pedricto Rocha Filho durante reunião ampliada do Conselho Superior da Fundação. Além de titulares e suplentes do Conselho Superior e dos integrantes da Diretoria estiveram presentes coordenadores de área da Fundação, representantes de Institutos Virtuais e os reitores das universidades estaduais.


O presidente do Conselho Superior Reinaldo Guimarães abriu o encontro: “Temos o que comemorar nesta última reunião do ano”, disse. “O Conselho acompanhou, desde o primeiro semestre, os balanços sempre precisos encaminhados pela diretoria de finanças, e desde então víamos que a FAPERJ caminhava para um ano muito bom, talvez o melhor de sua história.”

Em seguida, foi a vez do vice-presidente da ABC, Jacob Pallis, ao dar as boas-vindas aos convidados da FAPERJ. Ele destacou que hoje é ‘impensável’ abordar a questão da ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro sem a FAPERJ. “Nos últimos anos, a FAPERJ consolidou sua presença no setor de C&T no estado, tornando-se indispensável para o fomento da pesquisa em nosso estado”, disse.

Depois de uma breve apresentação sobre Novas Tecnologias de Impacto Desenvolvidas no Brasil – Estudo de Caso, feita pelo prof. Antonio Carlos Dias, o presidente da FAPERJ iniciou  a apresentação do balanço geral das atividades da instituição em 2004.

Orçamento recorde

 

Rocha Filho procurou resumir as principais atividades e iniciativas da FAPERJ desde sua posse, em janeiro de 2004, bem como abordar as perspectivas e desafios para o ano de 2005. “O desembolso total em 2004 já ultrapassou os R$ 137 milhões – o que nos deixa bastante satisfeitos haja vista que o governo do estado teve outras prioridades ao longo do último ano”, disse o presidente da Fundação, elogiando a disposição da governadora Rosinha Garotinho de garantir, como prometido ao convidá-lo para o cargo, o repasse dos recursos considerados essenciais para a área de Ciência e Tecnologia.

Rocha Filho destacou a inclusão, no site da FAPERJ, da lista de repasses de 2004. “Permitir o acesso à lista de repasses mostra transparência e permite que as instituições mapeiem as suas competências internas a partir da pesquisa desses dados em nosso sistema”, disse. O sistema e-Fap, que deverá garantir a completa informatização da FAPERJ até meados de 2005, também foi mencionado pelo titular da Fundação como um dos avanços em curso na instituição.

O presidente ressaltou ainda a modernização da RedeRio/FAPERJ, que contribuem para o aumento da competitividade do parque científico e tecnológico do Estado do Rio. Com investimentos de R$ 1,5 milhão, montante que permitiu a compra de um novo roteador, a RedeRio está a caminho de alcançar 1 Gbps, garantindo maior velocidade de conexão para mais de 300 mil usuários/dia.

A questão da inadimplência de alguns bolsistas também foi citada na apresentação. Rocha Filho destacou que embora o número de auxílios e bolsas inadimplentes tenha caído, respectivamente, de 376 para 79, e de 124 para 21, a instituição mantém o olhar crítico em relação à questão. “Precisamos trabalhar para melhorar ainda mais esses números e, de preferência, erradicá-los de nossa prestação de contas”. O presidente também fez ressalvas em relação aos pesquisadores que, tendo o apoio da instituição, não mencionam – ou se esquecem de fazê-lo – o nome da FAPERJ em suas pesquisas, apresentações e publicações.

Outro assunto que mereceu destaque foram os Institutos Virtuais - uma iniciativa da FAPERJ para potencializar a capacidade instalada de determinadas áreas de pesquisa consideradas estratégicas para o Estado do Rio.

 

Rocha Filho também discorreu sobre os editais lançados nos últimos meses pela Fundação. mencionou os programas Cientistas do Nosso Estado, Primeiros Projetos, Bolsa Nota 10, Cientista Jovem do Nosso Estado, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Científico Regional e Rio Inovação.

 

O Rio Inovação mereceu destaque, considerado um marco da agência de fomento do Estado do Rio: “Este edital foi uma quebra de paradigma na atuação da FAPERJ, permitindo o apoio à inovação nas empresas, iniciativa essencial para tornar nossa parque industrial e de serviços mais preparado para enfrentar a concorrência”, disse.

Não foi esquecida a nova orientação do Programa de Editoração. Depois de destacar o crescimento do número de publicações apoiadas pela FAPERJ, o presidente disse que é preciso dar prioridade à publicação de resultados de pesquisas, de forma a privilegiar mais o coletivo. A renovação do quadro de coordenadores, que agora têm mandato de dois anos, também ocupou a pauta da apresentação.

Rumo a 2005

 

Sobre as perspectivas para 2005, Pedricto Rocha Filho salientou que é preciso avançar na direção de um desenvolvimento econômico sustentável, no qual a ciência e a tecnologia teriam papel bem definidos. “Neste século XXI, a ciência deve ter o compromisso social de ajudar a erradicar a pobreza e garantir um desenvolvimento sustentável, buscando uma harmonia com a natureza”, disse.

Rocha Filho lembrou ainda que é preciso buscar outras formas de parcerias e citou como exemplo, o Juro Zero, consórcio liderado pela FAPERJ com a finalidade de estimular a capacidade inovadora das micro e pequenas empresas nos aspectos comerciais, de processo ou de produtos/serviços. “A Fundação não deve atuar simplesmente como banco de investimentos do estado, mas ter presença pró-ativa, procurando orientar, investigar e debater os melhores setores para o fomento da área de C&T”, afirmou. “Minha maior preocupação é garantir o diálogo com todos ao setores da sociedade”, concluiu.


Convidados elogiam prestação de contas

A iniciativa de realizar uma apresentação dos resultados em reunião ampliada do Conselho Superior foi bem-recebida no auditório da ABC. O presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Reinaldo Guimarães, fez questão de parabenizar a diretoria pela decisão e lembrou as dificuldades enfrentadas pela instituição no passado. “No passado, a FAPERJ foi usada para outros fins, que não o de sua missão precípua de fomentar a formação científica e tecnológica em nosso estado. Hoje, vemos que a Fundação está voltada para as questões que importam quando o assunto é a C&T no Rio de Janeiro”, disse Guimarães.

O professor Nival Nunes de Almeida, reitor da Uerj, fez questão de destacar o empenho da FAPERJ ao longo dos últimos meses. “A Fundação poderia ser apenas mais uma, mas não é. Junto com a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, a FAPERJ conseguiu alcançar várias de suas metas, inclusive apoiando alguns de nosso mais importantes programas na universidade”, disse.

 

O reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho, além de elogiar a prestação de contas sugeriu algumas mudanças na estrutura de Coordenação de Área. “A coordenação de área deveria ter duas pessoas”, disse.

 

Para o coordenador do Instituto Virtual do Esporte/FAPERJ, Victor Melo, a exposição feita pelo presidente ajudou a esclarecer o funcionamento da entidade. “A apresentação permitiu ter uma visão global da rotina da agência”, disse. “Foi útil entender o amplo espectro de atuação da entidade. Agora, fica mais fácil entender as limitações da instituição no auxílio a enorme demanda que chega à instituição”, disse Melo.

Professora da Faculdade de Letras da UFRJ e suplente do Conselho Superior da FAPERJ, Beatriz Resende parabenizou pelo balanço de 2004 e instou a diretoria a divulgar de forma mais ampla os resultados de editais, programas e auxílios concedidos pela instituição. “Com uma atuação tão ampla, a FAPERJ reúne certamente em seus arquivos informações preciosas para a comunidade científica – um verdadeiro mapa da ciência, da cultura e das artes no Estado do Rio de Janeiro”. A conselheira disse ainda que gostaria de ver implementada uma política de fomento que contribuísse para aumentar a presença da mulher na pesquisa no estado. Rocha Filho, em resposta a Resende, assegurou que a FAPERJ já trabalha para garantir maior eqüidade de gênero na repartição de bolsas e auxílios concedidos pela instituição.


 

Baixe aqui o arquivo da apresentação em PowerPoint feita por Pedricto Rocha Filho.
(arquivo de 9,6 MB)

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes