O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - 21 de dezembro de 2004
Publicado em: 21/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - 21 de dezembro de 2004

40 anos do golpe

Foram lançados na última quinta-feira, 16 de dezembro, os anais do "Seminário 1964-2004 - 40 Anos do Golpe: ditadura militar e resistência no Brasil", promovido em março pela UFRJ, a UFF, a Fundação Getúlio Vargas (CPDOC) e o Arquivo Público do Estado do RJ. O seminário foi um dos maiores eventos acadêmicos realizados no país sobre os 40 anos do golpe, reunindo 42 pesquisadores brasileiros e dois estrangeiros, 466 inscritos e dezenas de ouvintes.

 

Os anais, publicados com o apoio da FAPERJ, reproduzem 34 comunicações apresentadas no seminário. Saiba mais na seção Livros.

Parque Paleontológico de Itaboraí faz aniversário
O nono aniversário do Parque Paleontológico de Itaboraí foi comemorado no último domingo, 19 de dezembro, com a presença maciça da comunidade local, representantes da Prefeitura, do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro e de pesquisadores. A banda da Prefeitura contribuiu para o sucesso da festa.

Presente ao evento, o secretário de Meio Ambiente Heleno Cruz mostrou-se muito disposto a investir esforços na revitalização do parque. Os pesquisadores que desenvolvem estudos geológicos, arqueológicos e paleontológicos no local, estes últimos ligados ao Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro (IVP/FAPERJ), visitaram as trilhas que estão sendo abertas pela Prefeitura.

 

Recentemente, a TVE produziu uma reportagem sobre o parque, que será transmitida na UTV, canal 16, às 21 horas do dia 24 de dezembro.

 

 

Uerj inaugura laboratório de física ligado ao Grid

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou, nesta segunda-feira, 20 de dezembro, o laboratório T2 Hepgrid Brasil, que se conecta à rede de computadores Global Resource Information Database (Grid). A Grid interliga centenas de instituições de pesquisa da área de Física de Altas Energias em 50 países e permite a transmissão de dados em altíssima velocidade.

 

A Grid é uma arquitetura de computação que permite compartilhar máquinas e armazenar e distribuir dados pelo mundo. O novo laboratório da Uerj, que tem 200 máquinas, permitirá a físicos da Uerj se integrarem a uma pesquisa em rede com dois mil físicos de todo o mundo sobre a origem das massas das partículas elementares.

 

Em uma demonstração feita no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em novembro, com a participação da Uerj, foi possível transmitir dados a 101 Gbites/segundo, durante uma hora. "Nesse período e a essa velocidade, pode-se transmitir toda a informação contida na Biblioteca do Congresso Americano", comparou o professor do Instituto de Física da Uerj Alberto Santoro, um dos responsáveis pelo projeto.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes