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Publicado em: 01/03/2005

Melhores comerciais eleitorais municipais

Realização: DOXA (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública) / Iuperj / Universidade Candido Mendes

Ano de lançamento: 2005

Apoio: FAPERJ, Capes, CNPq e Finep

 

 

Coletânea de três DVDs que reúnem uma seleção dos melhores comerciais eleitorais das campanhas municipais de 1996 e 2000. A seleção é uma amostra das inserções curtas de 30 ou 60 segundos, também conhecidas como spots, veiculadas durante o período eleitoral ao longo da programação normal das emissoras de televisão.

 

Cada coleção foi organizada de forma a possibilitar a reflexão das estratégias de comunicação dos candidatos. No volume I estão as campanhas de 1996 em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. O volume II está dividido em dois DVDs. O primeiro traz as campanhas de 2000 no Rio e em São Paulo e o segundo em Belo Horizonte e Salvador.

 

A obra traz as peças publicitárias que melhor representam as estratégias de persuasão eleitoral dos candidatos. A escolha dos spots pretendeu resumir a estratégia predominante de cada campanha. A metodologia para alcançar esse objetivo foi desenvolvida pelo Doxa  (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública), criado em 1996 no Iuperj da Universidade Candido Mendes para investigar os processos eleitorais e de formação da opinião pública e as estratégias de comunicação política de governos, candidatos e movimentos sociais.

 

As peças apresentadas são as que melhor sintetizam os três macro-objetivos de uma campanha eleitoral: oferecer argumentos para reter e consolidar a sua base eleitoral; conquistar a preferência dos indecisos; e reverter as preferências dos eleitores dos demais candidatos. Nesse sentido, três conjuntos básicos de peças podem ser percebidos: as de construção da imagem política e ideológica do candidato e do partido; o posicionamento político e ideológico do candidato frente ao status quo, oferecendo um mundo melhor; e, a desconstrução da imagem dos adversários por meio de ataques diretos ou velados.

 

As coleções apresentadas procuram retratar essa lógica competitiva, ilustrando estratégias típicas e atípicas, algumas eficientes e outras nem tanto. Fazem parte da obra peças publicitárias de candidatos de situação e de oposição.

 

Veja, abaixo, a lista dos candidatos de cada volume:

 

Volume I – 1996

 

Rio de Janeiro

Arouca – PPS

Chico Alencar – PT

Cyro Garcia – PSTU

Conde – PFL

Ivan Pinheiro – PCB

Miro Teixeira – PDT

Sérgio Cabral – PSDB

 

São Paulo

Pinotti – PMDB

Rossi – PDT

Pitta – PPB

Serra – PSDB

Erundina – PT

 

Curitiba

Carlos Simões

Cássio Taniguchi – PDT

Max – PMDB

Vanhoni - PT

 

 

Volume II – 2000

 

Parte 1:

 

Rio de Janeiro

Alexandre Cardoso – PSB

Benedita – PT

Brizola – PDT

Cesar Maia – PTB

Ronaldo César Coelho – PSDB

Sirkis – PV

Cyro Garcia – PSTU

Gilberto Ramos – PPB

Conde – PFL

 

São Paulo

Geraldo Alkimin – PSDB

Luiza Erundina – PSB

Romeu Tuma – PFL

Maluf – PPB

Marta Suplicy – PT

 

 

Parte 2:

 

Salvador

Artur Maia – PSDB

Imbassahy – PFL

Pelegrino – PT

 

Belo Horizonte

Cabo Júlio – PL

Maria Elvira PMDB

Célio de Castro – PSB

João Leite - PSDB

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