O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 16 a 23 de dezembro de 2004
Publicado em: 16/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 16 a 23 de dezembro de 2004

Mudanças no edital de Saúde

O edital Pesquisa para o SUS (Sistema Único de Saúde), lançado em 10 de dezembro, sofreu modificações. Se você está interessado em concorrer, por favor clique aqui para visualizar o edital atualizado. O formulário estará disponível a partir de quarta-feira, dia 22 de dezembro.

 

 

APQ2: atenção para a mudança no calendário

 

O calendário do Auxílio a Eventos (APQ2) foi alterado. Agora, as requisições para eventos a serem realizados de maio a outubro deverão ser solicitadas até o dia 1 de fevereiro. Já os eventos que ocorrerem de novembro a abril deverão ter o auxílio solicitado até 1 de junho.

 

 

Inscrições abertas para Congresso de Proteção Radiológica

 

Os interessados em participar do 4 Congresso Internacional de Radioproteção Industrial /1

Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica tem até o dia 15 de fevereiro de 2005 para enviarem seus trabalhos. O evento, que será realizado entre os dias 2 e 5 de novembro de 2005, no Hotel Gloria, Rio de Janeiro, reunirá profissionais ligados a indústria, medicina, meio ambiente e energia nuclear ligados a área de Proteção Radiológica.

Mais informações: www.abende.org.br/radioprotecao.html

 

Projeto Piraí Digital recebe prêmio

O projeto Piraí Digital, que leva internet por rede sem fio (wireless) e em alta velocidade aos moradores do município fluminense, acaba de ser premiado pelo ciclo 2004 do Programa Gestão Pública e Cidadania, das fundações Getúlio Vargas e Ford, apoiado pelo BNDES. O projeto, que contou com consultoria tecnológica do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), colocou os 23,6 mil habitantes de Piraí no mapa da inclusão digital e interligou todas as repartições públicas da cidade via web. 

 

O sucesso do programa é tanto que ele servirá de modelo para outros municípios do estado, por meio do projeto Município Digital, um acordo de cooperação técnica do Proderj com a Associação dos Prefeitos e dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj)

 

Ministério da C&T cria rede de nanotecnologia

O Ministério de Ciência e Tecnologia publicou, no Diário Oficial do último dia 8, a portaria 614 que institui a Rede BrasilNano, como um dos elementos do Programa de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia. A Rede pretende formar pessoas, gerar empregos desenvolver a tecnologia industrial do Brasil através de pesquisas em nanociência e nanotecnologia.  A Rede terá a duração de 6 anos, prorrogáveis por mais quatro. A cada dois anos, a Rede BrasilNano será avaliada por uma comissão independente composta por especialistas da área.  A íntegra da portaria está em

www.mct.gov.br/legis/portarias/641_2004.htm.

 

 

ProUni: inscrições terminam na sexta-feira

 

Estão abertas até sexta-feira, 17 de dezembro, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do MEC. O ProUni oferece bolsas para cursos de graduação e seqüências de formação específica em instituições privadas de ensino superior com ou sem fins lucrativos. Podem concorrer às bolsas os brasileiros não-portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais; ser professor do quadro permanente da rede pública em exercício na educação básica. Inscrição em http://prouni.mec.gov.br/prouni/

 

 

MEC Lança programa Conexão de Saberes

Universitários de origem popular interessados em desenvolver conhecimentos científicos poderão participar do programa Conexões de Saberes, criado pelo MEC. O programa foi lançado em Brasília no dia 15 de dezembro. Num primeiro momento, Conexões de Saberes será implementado nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), Minas Gerais (UFMG), Pará (UFPA) e Pernambuco (UFPE).

 

O programa oferecerá 25 bolsas para cada instituição parceira. Os bolsistas terão uma formação na metodologia da pesquisa. Serão selecionadas áreas populares de intervenção do grupo, onde serão reunidos indicadores sociais, mapeamento das instituições, demandas de políticas públicas e famílias de maior vulnerabilidade social.

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes