O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Apoio a Eventos: anunciada a 3ª edição do programa
Publicado em: 02/06/2021 | Atualizado em: 15/07/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Apoio a Eventos: anunciada a 3ª edição do programa

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anuncia nesta quarta-feira, 02 de junho, o lançamento do edital Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se da 3ª edição deste tipo de auxílio que tem como objetivo estimular a realização de eventos que visem consolidar a vocação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural no Estado do Rio de Janeiro, área muito impactada pela pandemia Covid-19.

Os eventos que concorrem a este edital devem ter natureza científica, tecnológica, de empreendedorismo e/ou de inovação e poderão ser organizados por pesquisadores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro; representantes de entidades do setor de inovação ou empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro com histórico relevante de atuação na área do evento.

Os eventos a serem apoiados devem ter reconhecida importância para o intercâmbio científico, tecnológico e de inovação, e devem envolver, preferencialmente, além da participação de pesquisadores e empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, convidados de outros estados e/ou outros países. Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital voltado para a organização de eventos no estado tem potencial para fortalecer não apenas a produção acadêmica, científica e tecnológica dos pesquisadores fluminenses, proporcionando o que é capital para a ciência, o intercâmbio de conhecimentos, mas, além disso, tem o poder de consolidar a posição que o Estado do Rio de Janeiro sempre teve de liderança no cenário nacional. “Essa sempre foi e será a vocação dos pesquisadores e inovadores do estado, a de ocuparem um lugar de destaque no cenário nacional quando se refere à produção cultural, científica e tecnológica”, destacou Lima Silva.

De acordo com a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, essa iniciativa é fundamental para o fortalecimento e promoção da pesquisa científica fluminense. “Através deste edital possbilitamos o intercâmbio do conhecimento científico produzido pelos pesquisadores do nosso Estado  com as demais instituições nacionais e internacionais, em um momento crucial da promoção do conhecimento em tempos de pandemia”, afirmou Bouskela. O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, ressalta que a capacidade de empreender e inovar de uma economia depende da articulação entre diversos atores – universidades, empresas, investidores e entidades de governo, entre outros. "A realização de eventos que os reúnam fortalece essa cultura da inovação. Além disso, promove o turismo, que é  uma importante vocação do estado do Rio de Janeiro."

O prazo para envio de candidaturas foi prorrogado e agora vai até 23 de julho de 2021 e os eventos deverão ser realizados, de forma presencial (seguindo as regras sanitárias) ou virtual, no Estado do Rio de Janeiro entre 01/10/2021 e 01/11/2022.

Confira a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 14/2021:  Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes