O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apoia evento que reúne pesquisa, startups e grandes empresas
Publicado em: 02/06/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apoia evento que reúne pesquisa, startups e grandes empresas

Por Ascom Faperj*

Um espaço dedicado a conexões entre laboratórios de pesquisa, startups e grandes empresas, com direito a conversas com investidores, oficinas de escrita de patentes, gestão de projetos e design thinking, entre outras atividades previstas, se concretizará durante a realização do evento RISE 2021 – Rio Scientific Entrepreneurship, de 14 a 17 de junho – uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que conta com financiamento da FAPERJ.

Segundo Daniela Uziel, coordenadora de Inovação do Centro de Ciências da Saúde, da UFRJ e uma das organizadoras do evento, o RISE 2021, online e gratuito, tem como objetivo promover conexões, mapeando negócios no cenário do empreendedorismo. “Idealizamos um evento para estimular conexões, mapear os players do mercado e promover oportunidades de negócios para empreendedores em diferentes áreas, com ênfase em meio ambiente e sustentabilidade, saúde e agronegócios, em busca de oportunidades para interessados em inovação no Estado do Rio de Janeiro", diz.

Daniela explica que a iniciativa se inspirou em trilhas tecnológicas, nas quais, a partir dos eixos temáticos, o participante poderá interagir e desenvolver sua capacidade de networking em 24 diferentes espaços. Serão oferecidos workshops, reuniões, minicursos e debates. Com um público-alvo formado por graduandos, pós-graduandos, docentes, gestores de incubadoras e empreendedores, o RISE 2021 contará com a participação de 78 líderes empresariais, especialistas em empreendedorismo científico de importantes órgãos de fomento, expoentes da academia e do mercado e representantes do governo.

Destaques da Programação

A abertura do evento acontece na segunda-feira, dia 14 de junho, às 16h, com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares; do Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio da Nóbrega; da Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; e do presidente da FAPERJ, Jerson Lima. Em seguida, os participantes assistem à palestra do professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do board da Falconi e Kunumi, Nivio Ziviani, seguida de uma conversa com investidores.

O evento prossegue na terça-feira, 15 de junho, sempre às 16h, dedicado aos temas do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o professor Celso Funcia Lemme, da Coppead/UFRJ, que fala sobre a Sustentabilidade como Fator de Inovação e Liderança. Os debates serão ESG (da sigla em inglês, Environmental, Social and Governance) na prática: Valor para os negócios; Compliance e certificações nas empresas: tudo nos conformes; Ações e potenciais da Bioeconomia no RJ; Inovação aberta: riscos e garantias para os empreendimentos científicos; Empreendedorismo Cooperativo Ambiental: algumas possibilidades de negócios; "Science Cities” e a sustentabilidade da inteligência das cidades. 

O terceiro dia de atividades, quarta-feira, 16 de junho, a partir das 16h, será dedicado à área de Saúde, e terá início com um Panorama de Healthtechs e os temas serão BioBusiness; Cirurgia Plástica: oportunidade para pesquisa, inovação e novos negócios; O que tem de novo no Câncer; Saúde Digital; B2B, B2C ou B2G – Qual o meu modelo de negócio em saúde? Experiências e perspectivas e Cannabis medicinal e ciência psicodélica e Tecnologia e Cuidado com o paciente. Nesse dia, está prevista ainda uma rodada de negócios.

No quarto e último dia, quinta-feira, 17 de junho, a partir das 16h, será dedicado ao Agronegócio, debatendo os temas O Agro é pop?; Análise do mercado Agro do Rio de Janeiro; Hubs e redes de inovação no Agro; Conectividade no Campo e IoT; Hubs e redes de inovação no Agro; Representações do cooperativismo agropecuário fluminense para o desenvolvimento socioeconômico; Estratégias para o Mercado da Agricultura sustentável no Rio de Janeiro; Inteligência no AGRO/RJ: quais as demandas e potenciais?

Serviço: RISE 2021 – Rio ScientificEntrepreneurship
Datas e horários: 14 a 17 de junho, a partir das 16h
Local: online
Inscrições gratuitas pelo site www.eventorise.com.br

* Com informações da Assessoria de Comunicação do RISE 2021

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes