O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital inédito destinado a Meninas e Mulheres pesquisadoras
Publicado em: 13/05/2021 | Atualizado em: 14/06/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança edital inédito destinado a Meninas e Mulheres pesquisadoras

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anuncia nesta quinta-feira, 13 de maio, o lançamento do Edital “Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação – 2021”. O Programa visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência.

Esta é uma iniciativa da Diretoria Científica que tem como objetivo incentivar mulheres pesquisadoras que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Computação e Engenharias, estimulando as alunas do ensino fundamental e médio a se tornarem futuras pesquisadoras nessas áreas.

A diretora científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, comemora a importância do lançamento desse Programa. “É fundamental que a FAPERJ, enquanto agência de fomento, se proponha cada vez mais a criar ações que visem estimular a igualdade de gênero. Nossa primeira iniciativa foi com a concessão da licença-maternidade para todas as modalidades de bolsa e em seguida a ampliação do prazo considerado de produtividade na avaliação das propostas submetidas por mulheres aos editais CNE e JCNE. Sem nenhuma dúvida,contribuir com o desenvolvimento de ações e programas que estimulam a participação feminina na ciência é uma das minhas prioridades em nossa Diretoria”.

O Edital prevê incentivos voltados para promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nestas áreas com projetos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Os recursos alocados para o financiamento dos projetos aprovados são da ordem de R$ 1,5 milhão, existindo ainda a possibilidade de concessão de bolsas nas seguintes modalidades: Pré-iniciação científica (Jovens Talentos - JT), Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT).

Segundo a Coordenadora de Área da FAPERJ, Letícia de Oliveira, o lançamento desse Edital é uma ação fundamental para estimular meninas e jovens cientistas a ingressarem e permanecerem nas áreas exatas e tecnológicas, nas quais há sub-representação de mulheres. “A FAPERJ tem sido pioneira entre as FAPS na busca por equidade de gênero. Esperamos que seja um edital importante para integrar também as universidades e instituições de pesquisa com as escolas públicas do Rio de Janeiro”, completou.

Confira, abaixo, a íntegra do Edital:

Edital FAPERJ Nº 09/2021 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação – 2021

ERRATA: Foi alterado o item 8.3 do Edital

Obs: o edital teve as datas de seu cronograma alteradas. Confira abaixo:

Lançamento do programa: 13/05/2021
Submissão de propostas on-line: de 13/05/2021 a 14/06/2021 25/06/2021
Divulgação do resultado preliminar: a partir de 15/07/2021 22/07/2021
Interposição de recursos: 7 (sete) dias úteis a contar da data de publicação do resultado preliminar
Divulgação do resultado final: a partir de 26/07/2021 05/08/2021

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes