O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > CNE e JCNE: 583 novas bolsas concedidas
Publicado em: 13/05/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

CNE e JCNE: 583 novas bolsas concedidas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 13 de maio, o resultado dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Na presente edição, um total de 583 bolsas foram concedidas aos pesquisadores fluminenses, totalizando um montante de mais de R$ 58,9 milhões plenamente revertidos para o incremento e desenvolvimento da pesquisa fluminense. No edital CNE foram contemplados 400 projetos de um total de 874 solicitações. Para o JCNE foram concedidas 183 bolsas de um total de 598 solicitações.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, os dois programas fortalecem a pesquisa científica e tecnológica no Estado, possibilitando o contínuo desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento. “É fundamental o apoio do Estado ao pesquisador fluminense. Sabemos que esse apoio da FAPERJ é em muitos casos o único suporte financeiro de diversos Laboratórios e Centros de Pesquisa. Nesse cenáriopandêmico mundial é visível e inegável a importância de se investir em ciência”, completou.

O processo de seleção das propostas foi feito através de quatro etapas: pré-qualificação; avaliação demérito por um Comitê Especial de Julgamento de fora do estado do Rio de Janeiro, designado pelaDiretoria da FAPERJ; priorização e deliberação pela Diretoria da FAPERJ.

Entre as 33 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (215), Uerj (78), UFF (68), PUC-Rio (52), FIOCRUZ (51), UFRRJ (22), UENF (17) e UNIRIO (11), além de outras 25 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (140), Engenharias (96), Ciências Humanas (89), Ciências Exatas e da Terra (87), Ciências da Saúde (68), Ciências Sociais Aplicadas (47), Ciências Agrárias (29) e Linguística, Letras e Artes (26).

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira no link abaixo a relação de contemplados nos dois programas:

Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2020

Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2020

NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 17 a 25 de maio de 2021.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes