O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Anunciada 2ª edição do programa Doutor Empreendedor
Publicado em: 13/05/2021 | Atualizado em: 16/06/2021

Anunciada 2ª edição do programa Doutor Empreendedor

Por Ascom Faperj

A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ lança nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o edital “Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação – 2021”. Com objetivo de fomentar a criação de empresas baseadas em conhecimento científico e/ou tecnológico por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro, o edital busca contribuir para a interação universidade-empresa e aproximar os doutores empreendedores com os mecanismos de geração de empreendimentos inovadores sediados no estado. Prazo para submissão de propostas on-line foi prorrogado até o dia 9 de julho.

São elegíveis pesquisadores que possuam grau de doutor em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou doutorandos que já estejam qualificados e com defesa prevista para data anterior à entrega de documentos exigidos após a aprovação final indicada no cronograma do edital. Além da comprovação do grau de doutor e do projeto para a criação da empresa, os proponentes terão que enviar um vídeo de até quatro minutos detalhando a proposta, bem como uma carta de intenção para o ingresso em um mecanismo de geração de empreendimentos ou em uma empresa – ambos necessariamente localizados no Estado do Rio de Janeiro –, que irão contribuir para o desenvolvimento do projeto.

Após a pré-qualificação na etapa de conformidade, o mérito dos projetos será avaliado em duas etapas, incluindo uma triagem feita por um comitê interno e, posteriormente, uma banca de avaliação, composta por membros internos e externos, que selecionará as propostas aprovadas.

Após uma edição piloto em 2019, o Programa busca se consolidar e ampliar seu alcance. Desta maneira, estão previstos recursos da ordem de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais), permitindo apoiar até cinquenta projetos. Do total de recursos, um milhão será destinado para os mecanismos que abrigarem os doutores empreendedores. Cada proponente contemplado terá direito a uma bolsa de Doutor Empreendedor e uma bolsa de Iniciação Tecnológica por até 24 meses, e um auxílio financeiro de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), pago em parcela única, para custear as despesas iniciais relativas ao desenvolvimento do projeto.

A expectativa é que a demanda seja elevada e qualificada, contribuindo para: o aumento da taxa de inovação do estado, a diversificação da economia regional e a criação de bens e serviços inovadores capazes de atender as demandas da sociedade, diminuir o impacto socioambiental e até mesmo prover soluções para os obstáculos trazidos pela pandemia. Nas palavras do diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, se existe algo a ser celebrado nesta pandemia é a conquista da ciência, desenvolvendo vacinas para a Covid-19 em menos de um ano. "Isto só foi possível pela interação de pesquisadores de empresas e de universidades, com capacidade empreendedora e apoio governamental. Um caso exemplar é o da Pfizer, a gigante americana da indústria farmacêutica, que foi buscar a tecnologia em uma startup alemã, a Biontech, criada por um casal de cientistas empreendedores, filhos de imigrantes turcos e que nunca havia lançado um produto no mercado", disse.

Confira a íntegra do edital abaixo:

Edital FAPERJ Nº 10/2021 – Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes