O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lidera consórcio para implementação do Juro Zero
Publicado em: 09/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lidera consórcio para implementação do Juro Zero

A FAPERJ, representada por seu diretor-presidente, Pedricto Rocha Filho, defenderá, nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, proposta de parceria estratégica com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - sede da reunião – na implementação do Programa Juro Zero.

 

A iniciativa tem como finalidade estimular a capacidade inovadora das micro e pequenas empresas nos aspectos comerciais, de processo ou de produtos/serviços. A grande novidade é o financiamento de longo prazo e com juro real zero. Poderão ser comprometidos até R$ 100 milhões para concessão de crédito para pequenas e médias empresas de todo o país. A FAPERJ espera captar R$ 20 milhões para empresas do Rio.

 

A proposta do consórcio liderado pela FAPERJ – com a participação da Secti, Sedi, Sebrae/RJ, SeproRJ, Riosoft, RedeTec e Assespro - foi escolhida pela Finep para ser analisada pela Banca de Avaliação Presencial. Outras oito propostas estão sendo estudadas. Dentre as nove, seis serão selecionadas.

 

O consórcio terá como responsabilidades constituir um fundo de garantia de crédito, cuja constituição, termos e condições serão negociadas com a Finep, com a finalidade de prestar garantia complementar aos financiamentos concedidos; fomentar projetos ou programas de desenvolvimento tecnológico nacional que representem inovação; realizar uma pré-seleção dos projetos a serem apresentados pelas empresas candidatas aos financiamentos; avaliar previamente o andamento das metas dos projetos aprovados, comparando e comentando o resultado obtido frente aos originalmente projetados e, finalmente, colaborar com a Finep no acompanhamento dos projetos.

 

De acordo com a proposta da FAPERJ, um aspecto que será valorizado no desenvolvimento de todo o programa será a mensuração dos indicadores de desempenho das empresas, como forma de avaliação das metas que serão definidas. É importante destacar que a experiência mostra que a intervenção em arranjos produtivos locais produz resultados significativos no curto prazo. A proposta engloba ainda uma ampla análise da economia fluminense e das micro e pequenas empresas do estado.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes