O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia o resultado final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS
Publicado em: 15/04/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia o resultado final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS

Por Ascom Faperj

A sétima edição do edital Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) contemplou 23 das 52 propostas recebidas pela FAPERJ e o Ministério da Saúde. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 15 de abril, pela FAPERJ. O PPSUS, que vai destinar cerca de R$ 6,125 milhões para a melhoria do sistema de saúde fluminense, é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro – através da FAPERJ –, e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O processo de seleção das propostas foi feito através de três etapas: análise por revisores ad hocavaliação pelo comitê de especialistas e consolidação do resultado pelo Comitê Gestor do Programa PPSUS. Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, esse programa, desde sua primeira edição em 2005, sempre traz resultados bastante positivos no que se refere à transferência e aplicabilidade de resultados obtidos através da pesquisa científica para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Outro ponto importante do Programa, nesta edição de 2021, é a possibilidade de estudo e incentivo a novos métodos para o controle da pandemia de covid-19 que ainda é presente no estado do Rio de Janeiro”, disse.

Na lista de instituições contempladas estão: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFF (Universidade Federal Fluminense), Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Inca (instituto Nacional do Câncer), UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN).

Das 52 propostas protocoladas pela FAPERJ, o eixo temático que recebeu o maior número de propostas foi o de “Inovação em Arboviroses com Ênfase em SARS-CoV2”.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, o programa fortalece a parceria da Fundação com o Governo Federal, além de propiciar um incremento na pesquisa científica e tecnológica no Estado, reduzindo as desigualdades regionais na área da saúde. “Durante a pandemia ficou claro que somente com o incentivo à pesquisa e com a transferência de conhecimento e técnicas para o SUS é possível o combate às doenças que assolam a população. Nesse momento fica cada vez mais indubitável a importância de se investir em ciência”, finalizou.

As propostas deveriam atender exclusivamente às linhas/eixos estabelecidos na Oficina de Prioridades de Pesquisa para a 7ª Edição do PPSUS – RJ. Foram cinco os eixos definidos no edital PPSUS: (1) Inovação para Sistematização de Dados em Saúde no Estado do Rio de Janeiro; (2) Rede de Atenção Oncológica no Estado do Rio de Janeiro; (3) Adesão às Linhas de Cuidado de Doenças Crônicas não Transmissíveis e Transmissíveis; (4) Saúde Materno infantil, da Mulher, Criança e do Adolescente e (5) Inovação em Arboviroses com Ênfase em SARS-CoV2.

Segundo o subsecretário de Educação e Inovação em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), Rossano Kepler Alvim Fiorelli, "o PPSUS é um programa de pesquisa voltado para o SUS, extremamente importante para o financiamento de pesquisas que buscam responder necessidades de saúde e de gestão prioritárias para o estado do Rio de Janeiro.”

De acordo com a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório, a atual edição do PPSUS foi desafiadora diante do cenário totalmente hostil decorrente da pandemia do Covid-19. “Acreditamos que o sucesso na conclusão do processo se deveu, especialmente, ao comprometimento com o SUS, à confiança e ao respeito adquirido pelo programa ao longo das seis edições anteriores, bem como o comprometimento com a ciência, a ética e a transparência em todo as etapas de sua execução”, completou.

Os proponentes dos projetos selecionados deverão aguardar a comunicação da FAPERJ via e-mail com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira no link abaixo a relação dos Projetos Selecionados na edição 2020 do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS):

RESULTADO: Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS-2020)

NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 19 a 27 de abril de 2021.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes