O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia o resultado do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS
Publicado em: 18/03/2021 | Atualizado em: 26/03/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia o resultado do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS

Por Ascom Faperj

A FAPERJ, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram, nesta quinta-feira, 17 de março, o resultado da Pré-seleção da edição 2020 do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Foram pré-selecionados 27 projetos, de 9 diferentes instituições fluminenses.

A maioria dos projetos tem origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 11 propostas, seguido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 5 propostas. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve 3 projetos pré-selecionados. Completam a lista de projetos, com duas propostas cada, a Universidade Federal Fluminense (UFF),e o Instituto de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro (INTO), e, com um projeto cada, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN).

O programa, que fortalece a parceria da Fundação com o Governo Federal, tem o objetivo de incrementar a pesquisa científica e tecnológica no País, reduzindo as desigualdades regionais na área da saúde. O processo de seleção das propostas foi feito através de duas etapas: análise por revisores ad hoc e avaliação pela comissão de especialistas. Os grupos de pesquisa pré-selecionados serão convocados para sustentação oral do projeto a uma comissão de avaliação presencial. Devido ao distanciamento social necessário ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, a apresentação oral será realizada por meio de reuniões virtuais. Nessa próxima etapa será avaliada a capacidade dos projetos e proponentes de projetos em agregar as recomendações das comissões de especialistas em relação ao desenho metodológico, orçamentário, potencial de aplicabilidade e incorporação dos resultados e relevância sociossanitária.

Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, os projetos selecionados para a para próxima fase têm muito a contribuir para o avanço da pesquisa em áreas críticas do estado como, por exemplo, na área de saúde materno infantil, saúde da mulher, doenças crônicas não transmissíveis como obesidade e câncer e Covd. "A pré-seleção de projetos da edição 2020 já permite afirmar que estamos no caminho certo no combate aos problemas de saúde que mais assolam nossa população. Ter projetos que abordam temas que permeiam o contexto pandêmico que estamos vivenciando reafirma a importância desse tipo de fomento e da parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Com recursos de R$ 6,125 milhões, o edital PPSUS é resultado de parceria que une a FAPERJ e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao Ministério da Saúde (MS), por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os proponentes dos projetos pré-selecionados deverão aguardar a comunicação da FAPERJ via e-mail com as instruções para a próxima fase.

Confira no link abaixo a relação dos Projetos Pré-Selecionados da edição 2020 do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS):

Resultado: Projetos Pré-Selecionados Programa de Pesquisa para o SUS - 2020 

NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 19a 29 de março de 2021.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes