O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 09 a 16 de dezembro de 2004
Publicado em: 09/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 09 a 16 de dezembro de 2004

Maria Yedda Linhares – Memórias de Secretários de Educação
Será lançado nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 18 horas, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173), no Centro do Rio, o segundo vídeo da série Trajetórias de Educadores Fluminenses - Memórias de Secretários de Educação, sobre a professora e historiadora Maria Yedda Linhares.

O vídeo relembra o início da implantação dos Cieps e descreve a relação de Maria Yedda Linhares com o professor Darcy Ribeiro.

 

O projeto, apoiado pela FAPERJ, tem como objetivo levantar as políticas públicas em educação desde 1975, através de pesquisa histórica e entrevistas com os ex-secretários de estado. O primeiro vídeo foi sobre Myrthes Wenzel e os próximos dois serão sobre Yara Vargas e Arnaldo Niskier.

Educação de Surdos
Uma série de seminários intermunicipais e interestaduais abordando a questão da surdez, seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e educacionais está sendo promovida pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) – instituição ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e centro de referência nacional na área da surdez. Nos seminários é apresentado o trabalho do Ines nas diferentes áreas técnico-pedagógicas, com o objetivo de qualificar profissionais de educação para o atendimento adequado aos surdos. Mais informações: (21) 2285-7692 / 2285-5107 / 2285-7546. O Ines fica na Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ.

Fundação Cecierj abre concurso para professor associado

Doutores em ciências biológicas, física, informática, matemática, pedagogia ou química podem concorrer ao primeiro concurso para professor associado oferecido pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), - entidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições vão até 17 de janeiro de 2005. O salário inicial é de R$ 4.100 e a carga horária, de 40 horas semanais. Ao todo serão oferecidas 13 vagas, para serem preenchidas imediatamente.

    

Os interessados devem procurar a Fundação na Rua Visconde de Niterói, 1.364, Mangueira, Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Mais informações: www.cecierj.rj.gov.br. Tel: 2568-0725 e 2299-4565

Uerj é a primeira universidade do país a receber agência do Sine
Uma agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) está em funcionamento na Uerj desde o último dia 30 de novembro. A unidade, a primeira do Sine a funcionar numa instituição de ensino superior do país, oferece vagas de empregos no mercado de trabalho, intermediação de mão-de-obra e emissão de carteira de trabalho a qualquer pessoa com diploma de nível técnico e superior.

A agência está aberta ao público de 9h às 17h e dispõe também de técnicos treinados para atender a Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs). A agência fica no prédio do CT. Endereço: Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã - Rio de Janeiro.

Ensaios literários
Estudantes de letras, filólogos, críticos literários, amantes da literatura e demais interessados podem participar do lançamento do livro “O laboratório Finissecular e as Idéias do Esteta - Ensaios Críticos”, que acontecerá no dia 20 de dezembro, 19h, no  Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Pasteur, 250/ 2 andar – Urca, Rio de Janeiro). A publicação, organizada por Luiz Edmundo Bouças Coutinho e Irineu Jones Corrêa, reúne artigos de escritores que debatem a literatura e poesia na atualidade.

Amazônia em debate
A busca de tecnologias inovadoras e de recursos naturais disponíveis para uso sustentável estará em debate no seminário “Amazônia: um desafio científico e tecnológico”. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Ciências e BNDES, acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro no Auditório do BNDES (Av. Chile 100, Centro – RJ). Mais informações: www.abc.org.br/amazonia. E-mail: amazonia@abc.org.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes