O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia o resultado do programa Educação Digital Inclusiva
Publicado em: 11/02/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia o resultado do programa Educação Digital Inclusiva

Por Ascom Faperj

A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a divulgação do resultado do Programa Educação Digital Inclusiva – Apoio àsInstituições Públicas de Educação Superior – 2020. Foram contempladas 33 propostas em diversas instituições fluminenses, destacando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 17 projetos aprovados, a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 5 aprovações, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 4 propostas aprovadas. No total foram contempladas oito Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Lançado em novembro passado, o programa é destinado a apoiar a implantação, difusão e expansão da educação mediada por tecnologia, em todos os seus níveis, por meio de projetos apresentados por pesquisadores com vínculo funcional ou empregatício nas instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa a melhoria das práticas de ensino-aprendizagem; produção de conteúdo, metodologias de inclusão digital; infraestrutura de laboratórios e demais ambientes tecnológicos, com vistas à melhora do acesso ao ensino remoto de alunos de graduação e pós-graduação vinculados a estas instituições.

Com esse Programa, serão investidos R$ 9,5 milhões no apoio à implementação de práticas pedagógicas relacionadas à acessibilidade digital, desenvolvimento de conteúdos e criação de repositórios públicos, metodologias inovadoras e utilização de diferentes ferramentas de tecnologia da informação e comunicação na educação mediada por tecnologias.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, esses recursos serão fundamentais para que a tecnologia esteja cada vez mais presente no ensino, democratizando seu acesso. “A pandemia obrigou que muitos educadores revissem suas metodologias, priorizando o ambiente digital. Esse investimento da FAPERJ é um importante passo para avançarmos não só na melhoria do acesso ao ensino remoto, mas na produção de novos conteúdos que tornem a aprendizagem mais rica e diversificada. O futuro é digital e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da FAPERJ, está alavancando esse desenvolvimento tão necessário aos nossos alunos e professores”, disse o secretário.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o programa permitirá a aplicação de recursos na inserção da tecnologia como ferramenta inclusiva. “Neste delicado momento de pandemia, o edital abrirá oportunidades para a criação de ambientes de ensino interdisciplinares,  que certamente contribuirão para gerar mais motivação aos estudantes do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Lima Silva.

Confira, abaixo, a listagem completa dos contemplados:
Resultado: Edital Programa Educação Digital Inclusiva – Apoio às Instituições Públicas de Educação Superior – 2020

Nota: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 12 de fevereiro até 25 de fevereiro de 2021.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes