O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Bichos da Praia: a Biologia em uma linguagem lúdica
Publicado em: 17/12/2020 | Atualizado em: 29/12/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Bichos da Praia: a Biologia em uma linguagem lúdica

Débora Motta

Capas dos livros da coleção Bichos da Praia: a série apresenta, 
com linguagem didática, a fauna litorânea
(Fotos: Divulgação) 

Uma série de livros voltada ao público infantil apresenta, de forma lúdica e divertida, espécies comuns na fauna das praias fluminenses, ajudando a despertar nas novas gerações a consciência para a importância da preservação ambiental. Intitulada Bichos da Praia, a coleção reúne sete obras editadas pelo Instituto Ciência Hoje, todas de autoria do biólogo marinho e reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) Ricardo Silva Cardoso – o último livro da coleção foi escrito em coautoria com a bióloga e professora do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos da UniRio, Tatiana Cabrini, pesquisadora do Laboratório de Ecologia Marinha (EcoMar). O material, ricamente ilustrado pelo artista visual Marcelo Badari, nasceu como desdobramento do projeto Praias Cariocas, coordenado por Cardoso e financiado pela FAPERJ, por meio do Programa Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa (Extpesq).

“O objetivo do projeto foi promover a conscientização ambiental no ensino, com a visitação de alunos de escolas do município do Rio de Janeiro a praias da cidade e a promoção de ações de limpeza e conservação”, contou Cardoso, que é professor do Instituto de Biociências (Ibio/UniRio) e tem mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Zoologia pela Universidad de la Republica, no Uruguai. Tatiana, que foi orientanda de Cardoso durante seu mestrado na UniRio, acompanhou de perto esse trabalho de campo. “Fazíamos atividades didáticas em escolas municipais do bairro da Urca, mostrando aos alunos os impactos dos resíduos sólidos em praias. Visitamos também a praia de Fora, localizada no Forte São João, onde há diversas espécies que vivem na areia, ainda preservadas. É dever de todo cientista transpor o conhecimento de dentro da universidade com uma linguagem acessível. As crianças são importantes multiplicadoras desse conhecimento, para a família e a sociedade”, completou.

A partir desse projeto, que foi contemplado pela Fundação em 2014, tornou-se mais evidente a necessidade de encontrar uma linguagem adequada e atraente para levar a Biologia às crianças. Foi o ponto de partida para Cardoso escrever os livros. “Sempre tive uma paixão pelos bichos da praia. Sou carioca e frequentador da praia da Barra da Tijuca desde criança, onde passava boa parte do tempo na beira d’água, brincando com os tatuís na companhia de meus pais. Para escrever, me inspirei também nas histórias que criava para meu filho Raphael, quando pequeno”, lembrou ele, que ao longo de sua trajetória foi bolsista da Fundação, pelo programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (JCNE).

Ricardo Cardoso destaca a importância da
Divulgação Científica para o público infantil

Dessa memória afetiva, surgiu o personagem principal da série, justamente um tatuí, batizado de Rico, que conduz a trama. Ele sai da água para a areia e, para sobreviver no novo ambiente, precisa aprender a se enterrar, buscar alimento e driblar seus predadores. O tatuí vai interagindo com outros personagens, que são espécies clássicas de praias (como por exemplo o isopoda, um pequeno crustáceo conhecido como tatuzinho; o anfipoda, também conhecido como o pulgão-da-praia, a Phaleria, conhecida como joaninha da praia; o bivalve, também conhecido como sernambi, e a maria-farinha, também conhecida popularmente como caranguejo-fantasma). Os títulos são: A vida secreta dos tatuís, O misterioso caso das areias saltitantes, A disputa pela praia, Os reis da praia, No esconderijo do caranguejo-fantasma, A estrela da praia e S.O.S. Praias - o último livro, lançado no final de outubro de 2020Cada livro aborda as características de cada espécie apresentada, suas relações com o meio ambiente, além de apresentar ao final uma Ficha Técnica, onde o nome científico e popular é encontrado, assim como tamanho, alimentação e curiosidades, dentre outras informações técnico-científicas sobre as espécies trabalhadas nas obras, também de forma simples e acessível ao público infantil.

Cardoso destaca que a coleção cumpre o papel fundamental de estimular o gosto pela leitura entre as crianças e de ajudar a popularizar a Ciência para esse segmento. “A leitura é fundamental para as crianças, e nesse momento de quarentena, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, ela pode ser uma ferramenta ainda mais importante para formar novos leitores interessados na Ciência e na Literatura. É preciso oferecer oportunidades que fortaleçam o hábito de leitura entre as novas gerações, e esse projeto de Divulgação Científica atende a esse propósito, e espero que possa ser uma inspiração para iniciativas semelhantes de outros colegas professores e pesquisadores”, ponderou.

Para Tatiana, a sua experiência como coautora do livro S.O.S. Praias foi bastante positiva. Ela ressalta que a produção desse tipo de conteúdo de Divulgação Científica, elaborado com uma linguagem acessível e didática para o público infantil, é muito escassa. “Precisamos ampliar ações de Divulgação Científica sobre o ecossistema de praias. Quando se fala da fauna do litoral, as pessoas pensam apenas nos animais do mar, mas se esquecem que há muitas espécies que vivem na areia. As praias não são um deserto biológico e devem ser preservadas. Poucas publicações abordam esse tema de forma lúdica. Que esse conhecimento ajude a formar adultos com uma melhor consciência ambiental”, concluiu. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes