O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pesquisador fluminense ganha prêmio internacional por contribuições no estudo da tecnologia de revestimento
Publicado em: 22/10/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pesquisador fluminense ganha prêmio internacional por contribuições no estudo da tecnologia de revestimento

Por Ascom Faperj*

Análise computacional da distribuição de
partículas em um processo de revestimento.
Aplicação na manufatura de eletrodos para
baterias de automóveis
(Imagem: Divulgação)

O professor Márcio Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), conquistou mais um importante prêmio para a comunidade científica brasileira, evidenciando a excelência da pesquisa realizada no País, algo que só foi possível alcançar após reiterados esforços e investimentos de governos sucessivos para a construção de um consistente e bem estruturado Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, a exemplo do que ocorre nos países mais desenvolvidos.

Trata-se do Prêmio Internacional John A. Tallmadge, atribuído pela Sociedade Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento (ISCST, na sigla em inglês), que premia os melhores pesquisadores do mundo por sua relevante contribuição na área. O engenheiro, que entre 2016 e 2019 recebeu apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado, é o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber a láurea, entregue em solenidade virtual durante o 20° Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento.

Revestimentos de substratos são importantes na produção de papéis, fitas magnéticas e adesivas, filmes óticos, painéis fotovoltaicos, baterias, telas de celular e computador, entre outros produtos. Carvalho desenvolve estudos nesta área há mais de 25 anos. 

O prêmio, entregue a cada dois anos, é o mais importante reconhecimento da comunidade científica mundial de revestimento de substratos e tem como objetivo homenagear pesquisadores e o conjunto de suas contribuições para a compreensão ou desenvolvimento da ciência e tecnologia nesta área. Carvalho já havia sido premiado em 2004, quando venceu o Prêmio Jovem Cientista da ISCST, e agora foi contemplado com o prêmio máximo da associação, com direito a uma placa e ao valor de US$ 1.000,00 (mil dólares).

Márcio Carvalho: estudos coordenados pelo
professor sobre a Tecnologia de Revestimento
tiveram sua importância reconhecida
internacionalmente (Foto: divulgação)

"A aplicabilidade na indústria é bastante diversa e nossos estudos buscam otimizar os processos, aumentar a velocidade de produção e diminuir a quantidade de defeitos que acontecem nessas manufaturas", explica o professor.   

Ex-funcionário do Centro de Pesquisa da empresa 3M, nos EUA, o engenheiro coordena o Laboratório de Microhidrodinâmica e Fluxo em Meios Porosos (LMMP), na PUC-Rio, onde é professor desde 1998.

As pesquisas desenvolvidas por ele, na área de mecânica dos fluidos do processo de revestimento de substrato, têm sido realizadas dentro de um acordo de cooperação com a Universidade de Minnesota, nos EUA, onde Carvalho fez o doutorado e também atua hoje como docente conveniado.

Além de ter contado com financiamento da FAPERJ, os estudos conduzidos por Carvalho têm sido apoiados pelas principais agências de fomento à pesquisa do País, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e também por empresas nacionais e internacionais, como 3M, Dow, HP, Fuji Film, Samsung, dentre outras.

A partir da parceria com 3M do Brasil, Carvalho já formou engenheiros de processos da empresa, tanto no mestrado como no doutorado do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)   

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes