O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nova Friburgo terá Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em EPIs
Publicado em: 23/07/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Nova Friburgo terá Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em EPIs

Juliana Passos

Um dos principais polos produtores de moda íntima no País, as indústrias de Nova
Friburgo estão se adequando para produção de EPIs (Foto: EcoModas/Divulgação)

A FAPERJ e Secretaria Estadual de Saúde financiarão um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Nova Friburgo, polo têxtil do Estado e responsável por 25% da produção nacional de moda íntima. O projeto foi um dos contemplados pelo edital Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 e integrará diversas universidades do Rio de Janeiro com indústrias que desejarem realizar uma adaptação para produção de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) utilizados por equipes de saúde.

A rede formada para desenvolver o projeto multidisciplinar tem como coordenador Ivan Leão Bastos, professor do departamento de Materiais do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Integrada a esta rede estão as empresas Quipo e Media Glass, especializadas em inteligência artificial, bigdata e telemedicina e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com o projeto da Rede de Empresas Fluminenses contra Efeitos da Covid-19.

Professor do departamento de Odontologia e coordenador do escritório da Agência de Inovação do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF) na Região Serrana, Fernandes explica que a segurança dos EPIs depende do tipo de tecido e design utilizados. “Enquanto as máscaras de algodão que utilizamos no cotidiano tem uma proteção de 50 a 70%, quem atua na linha de frente precisa de materiais que elevem essa proteção a mais de 90%”, explica. Entre os designs que oferecem maior proteção estão aqueles que possuem filtros tipo meltblow, que tem produção em poucos locais no mundo. É com esse tipo de tecido que se produz as já famosas máscaras N95 e tem capacidade de filtração que chega a 98%, de acordo com Fernandes. Outra necessidade de adaptação é a substituição da costura nas máscaras, pois há a necessidade de eliminar os furos, por exemplo num processo de termo-selagem.

Os primeiros passos do novo Centro será um estudo situacional para diagnóstico. “Como se trata de um projeto emergencial, montamos um grupo trabalho com o poder público e empresários da indústria têxtil com a intenção de fazer um estudo sobre o cenário da produção local e quais as necessidades de desenvolvimento em tecnologias, maquinário e recursos humanos na percepção na produção local para que o centro de pesquisa atue conjuntamente”, diz o vice-coordenador do comitê gestor do projeto e professor no Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, Cláudio Fernandes.

Cláudio Fernandes (esq.) e Ivan Bastos, do IPRJ/Uerj são os coordenadores do 
projeto de criação do centro de PD&I da região serrana (Fotos: Arquivos pessoais)

Como se trata de produções correlatas, em que muitas indústrias já tem máquinas para efetuar trabalhos em tamanhos similares das máscaras, face-shields, toucas e roupas de proteção, bem como trabalhadores capacitados para atuar nessa área, muito dessa estrutura e experiência poderá ser aproveitada nesse processo de adaptação da produção. No entanto, o pesquisador explica que também será necessário investir em novos equipamentos, materiais e capacitação de recursos humanos. “Não é algo que se possa fazer trivialmente, mas a adesão do Sindvest, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo, ao grupo de trabalho e de empresas do setor mostra essa conversão como tangível”, comenta.

Prova disso é que 180 indústrias do polo de Nova Friburgo estão produzindo máscaras de tecido, com capacidade que já supera a marca de 11 milhões de máscaras mensais. O grupo conta com 23 pesquisadores de vários segmentos e tem o apoio do projeto social Face-Shield Nova Friburgo, que, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e indústrias locais, já produziram e doaram mais de 40 mil unidades para profissionais na linha de frente. Fernandes enfatiza a importância do desenvolvimento de novas tecnologias dentro do segmento e a necessidade de produção com qualidade de padrão internacional, além da capacidade do Centro de Pesquisa funcionar como um certificador na vigilância da qualidade dos produtos no mercado. Ele também destaca que se trata de um projeto de longo prazo, para além da pandemia. “A Covid-19 causou uma crise de produção e distribuição desses produtos e evidenciou a vulnerabilidade dos sistemas de saúde pela falta de equipamentos de proteção diante da alta mortalidade e afastamento de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença. E mesmo quando a pandemia passar, a memória em relação à necessidade de qualidade de proteção permanecerá, por isso, não se trata de um investimento emergencial, mas uma possibilidade de longo prazo para atender a uma nova demanda”, avalia o pesquisador.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes