O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Novos títulos com a marca FAPERJ
Publicado em: 18/11/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Novos títulos com a marca FAPERJ

A linha de auxílios da FAPERJ destinada à Editoração (APQ3) garantiu, no último trimestre, a publicação de um expressivo número de novos títulos, em livros, CDs e vídeos. Criado para apoiar a edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas, o programa é um dos mais requisitados por quem procura a Fundação. Os livros são editados em parceria com editoras, que os remetem às livrarias, onde podem ser adquiridos pelo público interessado. Uma pequena remessa é enviada à FAPERJ para doação a instituições da área acadêmica e científica.

No mês de outubro, o programa garantiu, por exemplo, a publicação de A Aventura Urbana: Crianças e Jovens no Rio de Janeiro, de Lúcia Rabello de Castro, professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ. A obra, publicada em parceria com a editora 7 Letras, é resultado de quase uma década de pesquisas sobre as transformações por que passam jovens e adolescentes que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Outro título recente, A Pé Para Brasília – Crônicas de Uma Marcha, (Editora Relume Dumará) de Alfredo Souza Coutinho Filho, relata um feito até aqui pouco conhecido dos brasileiros: a marcha realizada por fuzileiros navais entre o Rio de Janeiro e o planalto central em homenagem à inauguração de Brasília.

Outro título que atraiu grande público no seu lançamento foi a reedição de Paleontologia Volumes I e II (Editora Interciência), do professor Ismar de Souza Carvalho. A iniciativa coloca de volta nas estantes de livrarias uma obra de referência sobre a ciência paleontológica. Os volumes aparecem fartamente ilustrados, tornando a leitura ainda mais agradável para os interessados no assunto.

O acervo de CD-Roms também ganhou dois títulos bastante procurados. O primeiro é o Atlas das Regiões Metropolitanas e Rides brasileiras, de Cátia Antônia da Silva, que traz um estudo sobre a nova configuração política das regiões metropolitanas ao apresentar as Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) do Brasil. O trabalho reúne ao todo 108 mapas e contém também informações sobre população por município, escolaridade do trabalhador, postos de trabalho e crescimento populacional. O outro foi Clássicos da Literatura em Libras / Português Volumes 1,2 e 3, de Clélia Regina Ramos, da Faculdade de Letras da UFRJ. O objetivo do projeto é levar a crianças e jovens surdos uma coletânea de clássicos da literatura universal. Cada CD contém uma história contada em Libras por atores surdos e em português escrito. Na edição inicial foram incluídas Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, Iracema, de José de Alencar, e Pinóquio, de Carlo Collodi, contados na língua brasileira de sinais.

O Programa de Editoração também é responsável pela publicação do Mapa do Ciência do Estado do Rio de Janeiro – um projeto da FAPERJ que desde seu lançamento, em 1999, vem servindo de modelo para iniciativas semelhantes de outras FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) estaduais. A publicação, bilíngüe, que dispõe das versões impressa e em CD-Rom, mostra quais são as instituições ligadas à Ciência e Tecnologia e onde elas estão localizadas no mapa do estado, da capital e do Centro do Rio. É excelente ferramenta para a consulta de pesquisadores - nativos e visitantes -, estudantes, turistas e curiosos, que procuram informações sobre acervos, bibliotecas, laboratórios e centros de estudo em todo o Estado do Rio de Janeiro. Do Mapa, constam informações básicas sobre as atividades de cada uma das instituições, bem como um pequeno histórico sobre suas origens. A terceira edição atualizada do Mapa, lançada em agosto, ganhou tiragem de 5 mil exemplares e 1 mil CDs, que foram distribuídos às bibliotecas, universidades e órgãos do estado.

Ao longo dos últimos anos, mais de 250 títulos, abrangendo todas as áreas do conhecimento, foram publicados com recursos disponibilizados pela Fundação. Também compõem o acervo da FAPERJ livros que não tiveram apoio na sua editoração, mas sim no fomento às pesquisas às quais se referem.

O amplo acervo de títulos garantido com o apoio da FAPERJ também serve para enriquecer bibliotecas de municípios dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. Durante a última Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho passado, em Cuiabá, a FAPERJ doou para a biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) cerca de 160 itens – entre livros, CDs e Vídeos - que estiveram em exposição no estande da Fundação durante o evento.

Conheça o acervo de livros, CDs e vídeos da FAPERJ.

Para ver as condições para concorrer a essa linha de auxílio clique aqui.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes