O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Lançado o Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França – 2020
Publicado em: 19/12/2019 | Atualizado em: 13/01/2020

Lançado o Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França – 2020

Por Ascom Faperj

O Conselheiro Adjunto de Cooperação e Ação Cultural da França
no Brasil, 
Olivier Giron (à direita), cumprimenta o presidente da
FAPERJ, Jerson Lima,
 por ocasião da assinatura do acordo no
Consulado da França, no Rio, em outubro
 (Foto: Luciana Lopes)

A FAPERJ, em conjunto com o Consulado da França no Rio de Janeiro, lançou nesta quinta-feira, dia 19/12, o “Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-França – 2020” destinado a apoiar a vinda de pesquisadores franceses a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Esse edital é fruto do protocolo de intenções celebrado entre a FAPERJ e a Embaixada da França em outubro deste ano, durante cerimônia realizada no Consulado da França. Essa iniciativa visa fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. O acordo foi assinado pelo presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, e pelo Conselheiro Adjunto de Cooperação e Ação Cultural da França no Brasil, Olivier Giron.

O programa apoiará duas modalidades: As Cátedras Francesas, destinadas a apoiar até 10 (dez) pesquisadores que desejem realizar parte de sua pesquisa em instituições fluminenses durante um período entre 30 a 90 dias, e a Mobilidade Internacional para Doutorandos, destinadas a apoiar até 5 (cinco) doutorandos franceses que desejem realizar uma parte do seu estágio de pesquisa em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro, por um período de até 6 (seis) meses. As Cátedras Francesas têm as mesmas regras do programa Pesquisador Visitante da FAPERJ, ao passo que o programa Mobilidade Internacional para Doutorandos funcionará de modo semelhante ao Doutorado Sanduíche Reverso. Os contemplados em ambas as modalidades terão direito a uma bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. As chamadas contemplam o período entre 01/05/2020 a 30/04/2021. O fomento será cofinanciado pela FAPERJ e a Embaixada da França.

A diretora científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, comemorou o estabelecimento de mais uma parceria frutífera com a França. "Os acordos bilaterais com instituições francesas são sempre benéficos porque multiplicam a troca de experiências científicas e tecnológicas entre os melhores pesquisadores de ambos os países. Além da evidente vantagem para a formação dos pós-graduandos, o acordo ainda permite a consolidação e mesmo a extensão das colaborações já existentes", afirmou Eliete Bouskela.

Os critérios de avaliação estão descritos nos documento abaixo. O formulário para candidatura estará disponível no SisFAPERJ a partir de 20/12/2019.

Programa de Mobilidade Internacional Faperj-França – 2020 (em português)
Programme Mobilité Internationale Faperj - France – 2020 (em francês)

Mais informações: assessoria.internacional@faperj.br ou philippe.michelon@diplomatie.gouv.fr

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes