O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Memória da educação fluminense
Publicado em: 27/03/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Memória da educação fluminense

 

 

 

Depois de meses de pesquisa, o projeto “Memórias de Secretários de Educação e Cultura do Rio de Janeiro” apresentou seus dois primeiros produtos. No dia 27 de março foram lançados o vídeo “Dona Myrthes”, com entrevistas da ex-secretária de Educação Myrthes Wentzel, e o site  www.memoriadaeducacao.com, que traz uma série de informações aos interessados e estudiosos do setor.

 

Elaborado por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o projeto “Memórias de Secretários de Educação e Cultura do Rio de Janeiro” é coordenado pela Professora Yolanda Lobo e conta com o apoio da FAPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A proposta do projeto é reconstruir a trajetória de educadores, que exerceram o cargo a partir da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975.

 

A intenção dos pesquisadores é tomar como base o testemunho dos ex-secretários e proporcionar desdobramentos e novos projetos de pesquisa, visando aprofundar assuntos específicos, incluídos no tema, tais como: municipalização, carreira docente, museus, construção escolar, formação docente, democratização do ensino, financiamento da educação, educação rural, ensino fundamental, educação e trabalho.

 

O vídeo “Dona Myrthes” traz entrevistas com Myrthes Wentzel, secretária de Estado de Educação e Cultura de 1975 a 1979, e seus principais assessores, ex-alunos, educadores e membros da equipe do primeiro governo da fusão, o Governo Floriano Faria Lima.  Trata-se do primeiro vídeo da série “Trajetória de Educadores Fluminenses”, que é parte do projeto “Memórias dos Secretários”.

 

Foi lançado, ainda, o site do projeto “Memórias de Secretários de Educação e Cultura do Rio de Janeiro”, em www.memoriadaeducacao.com, onde  estudantes, professores e pesquisadores poderão ter acesso a fotos, documentos, bibliografia, indicação de fontes jornalísticas e depoimentos dos secretários de educação abordados na pesquisa, bem como a trechos do vídeo “Dona Myrthes”.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes