O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ divulga o resultado da segunda e última etapa do Programa Redes de Pesquisa em Saúde
Publicado em: 28/11/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ divulga o resultado da segunda e última etapa do Programa Redes de Pesquisa em Saúde

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta, dia 28 de novembro, o resultado da segunda e última etapa da chamada referente ao programa Redes de Pesquisa em Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Conforme estabelecido no edital, lançado em 29 de agosto, as redes cooperativas de pesquisa foram formadas com a interveniência da FAPERJ de maneira a contemplar a pesquisa científica e tecnológica nas áreas de nas áreas de doenças emergentes e reemergentes, doenças crônicas não transmissíveis e adição a drogas.

Na Etapa 2 foram recebidos 19 projetos de redes previamente selecionados pelo Comitê Assessor escolhido pela diretoria da FAPERJ na 1ª Etapa. Entre esses, dois projetos receberam a recomendação de fusão, totalizando então a formação de 18 Redes de Pesquisa em Saúde.

Entre os principais temas a serem desenvolvidos pelas redes em saúde estão: doenças bacterianas emergentes, viroses emergentes, uso de técnicas ômicas na avaliação do pré- e pós-condicionamento isquêmico, saúde digital, doenças crônicas não transmissíveis, doenças crônicas emergentes, doenças degenerativas e câncer, prevenção e tratamento da obesidade, tratamento da dependência química, Arboviroses emergentes e re-emergentes, tratamento de cirrose hepática, doenças neurodegenerativas, chikungunya, doenças negligenciadas causadas por microrganismos eucariontes, neuroinflamação e controle da leishimaniose.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, ressalta a importância da formação de redes de excelência em torno de temas estratégicos quando se trata de cuidar da saúde da população fluminense. "Na área da saúde pública, a reunião dos melhores pesquisadores das nossas universidades e centros de pesquisa é fundamental para que sejam encontrados diagnósticos mais rápidos e precisos, tratamentos mais eficazes e abrangentes, e também para que sejam construídas políticas públicas que otimizem os recursos disponíveis e assim tenham maior alcance entre as camadas menos favorecidas da população do estado do Rio de Janeiro", disse.

Confira, abaixo, a lista completa dos projetos de rede aprovados:

Resultado: Edital FAPERJ N.º 15/2019 – Programa Redes de Pesquisa em Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes