O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia nova chamada de 2019 do edital 'Apoio à Organização de Eventos'
Publicado em: 31/10/2019

Fundação anuncia nova chamada de 2019 do edital 'Apoio à Organização de Eventos'

Por Ascom Faperj

Otávio Leite: 'todas as iniciativas que visam
fortalecer a pesquisa, a ciência, e a busca
de tecnologias e inovações merecem apoio' 

Uma segunda chamada do programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro foi anunciada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro pela direção da FAPERJ. Com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, o edital visa estimular a realização de eventos que concorram para consolidar a vocação científica, tecnológica, artístico-cultural no Estado do Rio de Janeiro. Os eventos devem estar inseridos nos temas científicos, tecnológicos, da inovação ou do empreendedorismo.

A FAPERJ e a SECTUR pretendem com o edital apoiar eventos de importância reconhecida, visando o intercâmbio científico, tecnológico e de inovação, e que envolvam preferencialmente, além da participação de pesquisadores e empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, convidados de outros estados e/ou outros países, impulsionando assim o turismo no Estado.

A primeira chamada do edital de apoio a eventos, lançado no primeiro semestre de 2019, aprovou 148 propostas, o que representou um total de R$ 4,5 milhões em investimentos. Para esta nova chamada, destinada a apoiar eventos de 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, prevê-se um orçamento de até R$ 6 milhões, que possa atender tanto a uma maior demanda de projetos quanto a eventos de grande impacto para o ambiente científico, tecnológico e inovador. Desta vez, a chamada anunciada poderá receber solicitações de até 100 mil reais.

Jerson Lima: presidente da FAPERJ avalia que o edital
é estratégico para a Ciência e a Inovação fluminense,
particularmente no tocante à internacionalização

Para o secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite, “fala-se muito no petróleo, no turismo como vocações precípuas do Rio, mas é preciso lembrar da grande profusão de instituições ligadas ao conhecimento que o nosso estado possui. A academia do Rio de Janeiro tem relevância e dimensão internacional. Portanto, todas as iniciativas que visam fortalecer a pesquisa, a ciência, a busca de tecnologias e inovações merecem apoio. Inclusive a realização de eventos nesse setor, como seminários, congressos, exposições, tem uma conectividade direta com o turismo e uma relevância econômica indiscutível. Somos parceiros umbilicais da causa do desenvolvimento da ciência do Rio de Janeiro.”

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital de "Apoio a Eventos", em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, é "altamente estratégico para a Ciência e a Inovação fluminense, particularmente no tocante à internacionalização. A segunda chamada desse edital visa atrair eventos científicos e tecnológicos de grande porte para o estado.”

O sistema SisFAPERJ estará disponível para a submissão de projetos a partir desta sexta-feira, dia 1º de novembro. 

Veja a íntegra do edital no link abaixo:

Edital Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes