O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do professor Wanderley Guilherme dos Santos
Publicado em: 29/10/2019

FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do professor Wanderley Guilherme dos Santos

A direção da FAPERJ manifesta pesar pelo falecimento do professor Wanderley Guilherme dos Santos (1935-2019), ocorrido na madrugada de sábado, dia 26 de outubro, e se solidariza com a família, seus colegas e amigos. Aos 84 anos de idade, ele estava internado desde a quinta-feira (24) em hospital particular no Rio de Janeiro e foi vítima de uma pneumonia.

Fundador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), hoje Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj), onde atualmente era pesquisador associado, Wanderley era apontado por muitos de seus pares como o mais importante cientista político em atividade no País.

O intelectual teve longa carreira iniciada em 1958 após a formação em Filosofia na antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual trabalhou e chegou a professor titular. Produziu obra extensa, com a publicação de 32 livros.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2002, o acadêmico foi diretor da Fundação Casa de Rui Barbosa (2011-2012) e tinha doutorado em Ciência Política na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ao longo dos últimos meses, recebia apoio da FAPERJ para suas pesquisas, por meio do programa Bolsa para Pesquisador Visitante. O velório ocorreu na segunda-feira (28/10).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes