O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ divulga resultado dos editais CNE e JCNE
Publicado em: 05/09/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ divulga resultado dos editais CNE e JCNE

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 5 de setembro, o resultado dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). No edital CNE foram concedidas 188 bolsas de um total de 595 solicitações. Para o JCNE foram concedidas 143 bolsas de um total de 572 solicitações. Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Entre as 25 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (119), UFF (48), Uerj (42), PUC-Rio (26), FIOCRUZ (22), UFRRJ (11) e UENF (08), além de outras 19 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (80), Ciências Exatas e da Terra (60), Ciências Humanas (53), Engenharias (41), Ciências da Saúde (36), Ciências Sociais Aplicadas (27), Ciências Agrárias (19) e Linguística, Letras e Artes (15).

A Edição 2019 dos programas CNE e JCNE foi a primeira em estender, em um ano, o período de avaliação da produtividade científica do solicitante no caso de nascimento ou adoção de crianças nos últimos cinco anos. Essa ação teve como objetivo minimizar o impacto do nascimento dos filhos na carreira científica das mulheres e compensar uma possível queda de produtividade decorrente do afastamento legal pela licença maternidade das atividades de pesquisa em institutos e universidades fluminenses. Segundo a Diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, "essa e outras ações são necessárias para que se garanta maior participação feminina em todos os campos da sociedade, em especial na produção de conhecimento científico. Na edição de 2019, houve aumento de 3% na participação feminina em relação à edição de 2018 e de 5% em relação à 2017. O maior número de solicitações por parte de cientistas do sexo feminino reflete o estímulo à igualdade de gênero promovido pela FAPERJ nesses programas." 

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, para retirarem seus termos de outorga na FAPERJ. 

Confira a lista de contemplados nos dois programas:

Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2019
Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2019.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes