O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 5 de setembro, o resultado do Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia
Publicado em: 05/09/2019

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 5 de setembro, o resultado do Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 5 de setembro, o resultado do Edital nº 02/2019 – Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro. No total, foram formadas sete redes que envolvem coordenação e vice-coordenação de diversas instituições, tais como Fiocruz, UFRJ, CBPF, CNEN, PUC-Rio, UERJ, INMETRO e UFF. As redes formadas estão associadas a diversos laboratórios e contam com a participação de 254 pesquisadores, dos quais 110 têm bolsa de produtividade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e estão vinculados às mais qualificadas instituições fluminenses: UFRJ, UFF, Inmetro, PUC-RJ, Fiocruz e LNCC, UVA, Uezo, FF/UFRJ, Coppe/UFRJ, IME, IMA, Uerj, Unigranrio, UFF, Inmetro, Farmanguinhos/Fiocruz, Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, INCQS/Fiocruz, UFRRJ, Embrapa Alimentos, Cetem, Senai-Cetiqt, PUC-Rio, CBPF, Cefet-Petrópolis, UFF-Volta Redonda, UFRJ-Duque de Caxias, UERJ-Friburgo. Mais de 600 pós-doutorandos e pós-graduandos estão envolvido nos laboratórios de pesquisa associados às redes. É importante ressaltar a participação de duas Startups, duas empresas e diversos membros dos INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia): Inofar, INCT-Regenera, INCT Engenharia de Superfícies, INCT Dispositivos Semicondutores, INCT de Informação Quântica, do grupo de Espectroscopia Teórica e Modelagem Molecular, do Laboratório Multiusuário de Espectroscopia e do Laboratório de Físico-Química Teórica, INCT em Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb).

Serão investidos R$ 32,3 milhões em custeio e capital, a serem pagos em até 3 parcelas, além de bolsas de treinamento e capacitação técnica e de pós-doutorado. Segundo o assessor especial da presidência da FAPERJ, Vitor Ferreira, "esse edital teve como foco o estabelecimento de pesquisa cooperativa numa área de alto valor estratégico, a de nanotecnologia. O Estado do Rio de Janeiro precisa avançar e se destacar em face de uma nova economia, cada vez mais dependente de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, fatores determinantes para o crescimento econômico e social do estado."

Entre os produtos e benefícios a serem alcançados pela formação das redes em nanotecnologia estão: desenvolvimento de terapia gênica, medicamentos e vacinas; nanoprodutos para atividades farmacológicas, odontológicas e nutricionais; novos dispositivos baseados em materiais nanoestruturados (sensores de gases, plasmônicos, biomoléculas, células fotovoltaicas, dispositivos emissores de luz, dispositivos magnéticos); polímeros híbridos nanoestruturados adsorventes, líquidos iônicos, resinas adesivas, catalisadores, materiais híbridos metal-orgânicos; geração de embalagens ativas, invólucros e cápsulas para substâncias alimentícias, incluindo os nutracêuticos; desenvolvimento translacional de nanoprodutos para a saúde visando oferecer melhores soluções clínicas para enfermidades sociais; nanodispositivos e nanoprodutos na área da saúde, para tecnologias de armazenamento e processamento de informação, para geração de energia limpa e preservação do meio ambiente.

Jerson Lima, presidente da FAPERJ, destaca que "o trabalho em rede é uma forma de organização moderna e flexível para se desenvolver pesquisas participativas visando resolver problemas, criar e aplicar conhecimentos. O papel das redes nos processos de geração de conhecimento, juntamente com sua multiplicação e internacionalização, nos convida a refletir sobre a sua dinâmica e impactos esperados na criação de conhecimento científico e tecnológico. Ressalto que esse tipo de financiamento a pesquisa tem sido aplicado com sucesso nos INCTs."

Confira a lista das redes de pesquisa contempladas no endereço abaixo:

Resultado: Edital nº 02/2019 – Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes