O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga o resultado preliminar de Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro
Publicado em: 29/08/2019 | Atualizado em: 09/09/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga o resultado preliminar de Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro

Por Ascom FAPERJ

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, o resultado preliminar do edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro. O edital tem como objetivo apoiar as Empresas Juniores (EJ) fluminenses nas ações de prospecção e retenção de novos clientes através da participação em eventos empresariais, com foco na divulgação da marca e do portfólio de projetos, e da aquisição de equipamentos capazes de ampliar a gama de serviços prestados pela empresa.

Foram submetidas 21 propostas, das quais nove foram aprovadas. O valor total das propostas dos projetos aprovados foi de R$ 332.223,00. As instituições contempladas foram a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF), com três propostas aprovadas cada uma; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com duas propostas e por fim a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com uma proposta aprovada.  

As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por alunos de cursos de graduação sob a supervisão de um professor orientador especialista na área. De acordo com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os principais objetivos dessas empresas são: fomentar o aprendizado prático dos graduandos em sua área de atuação; promover a interação entre a academia e o mercado de trabalho; e elaborar projetos na área de formação dos alunos.

Desse modo, as Empresas Juniores contemplam as necessidades de três grupos: os alunos, que se beneficiam da interação com os outros membros da empresa e da troca de conhecimento para desenvolver competências pessoais, profissionais e acadêmicas; as empresas, que têm acesso a projetos de boa qualidade por um baixo custo; e as universidades, que se fortalecem institucionalmente e expandem suas ações de extensão por meio dessas empresas. Neste sentido, as EJ contribuem para o desenvolvimento da sociedade, capacitando profissionais e oferecendo serviços com custos mais baixos para a comunidade local.

A participação em Empresas Juniores também aproxima os graduandos do empreendedorismo, pois os mesmos aprendem o funcionamento de uma empresa, vivem a experiência de trabalha nas diferentes áreas que compõem um negócio, têm a oportunidade de realizar projetos junto a empresas de diferentes portes e são desafiados a pensar, apresentar ideias e buscas soluções.

Elaborado a partir de uma articulação com a Rio Júnior, entidade que representa e auxilia as Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro em seu processo de desenvolvimento e regulamentação, o presente edital teve como foco ampliar a capacidade das EJ fluminenses em atrair e reter novos clientes, expandindo seu portfólio de serviços e seu faturamento, e, consequentemente, auxiliando no fortalecimento o movimento de empresas juniores no estado.

O edital, portanto, está em consonância com os objetivos da atual Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, que busca impulsionar o empreendedorismo acadêmico, disseminar a cultura empreendedora entre os jovens e promover a interação entre as Instituições de Ensino Superior e as empresas.

Veja a lista com o resultado preliminar do edital Apoio às Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes