O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rocha Filho faz palestra para pesquisadores do CBPF
Publicado em: 29/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rocha Filho faz palestra para pesquisadores do CBPF

O mapeamento e a valorização do sistema científico e tecnológico do Estado do Rio de Janeiro foi o principal enfoque da palestra “Visão sobre o fomento da pesquisa no Estado do Rio de Janeiro”, que o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, fez na quinta-feira, dia 28 de outubro, para uma platéia de professores e pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

Rocha Filho enfatizou o aumento significativo do número de pesquisadores no estado e de artigos publicados em revistas indexadas, destacando a importância da consolidação deste patrimônio científico e tecnológico estadual.

O diretor-presidente da FAPERJ expôs gráficos feitos com dados da Fundação que mostram a distribuição de candidatos e vagas nos editais Cientistas do Nosso Estado (média de quatro editais de 1999 a 2002 e estatísticas de 2004) por área do conhecimento, gênero, idade e instituição (gráficos no fim da página).

 

As áreas mais procuradas e proporcionalmente contempladas são, nesta ordem, Ciências Biológicas, Exatas e da Terra e Engenharias. As estatísticas também mostram uma maior presença de homens e maiores de 40 anos neste edital. Outro dado relevante é que 50% dos candidatos e 77% dos contemplados nos quatro editais realizados até 2002 também são bolsistas do CNPq.

 

Em relação aos Primeiros Projetos – edital que concede bolsas para recém-doutores estruturarem laboratórios para realizarem suas pesquisas – o quadro é semelhante no que diz respeito à distribuição da demanda por área, mas diferente em relação às instituições, o que indica diferentes graus de renovação dos quadros (gráficos no fim da página).

 

Além destes dois programas, Rocha Filho também destacou a importância do Pronex-Rio, destinado a atender núcleos de excelência formados por pesquisadores de comprovada competência e reputação técnico-científica. De acordo com o diretor-presidente da FAPERJ, em 2004 - primeiro ano do Pronex - o programa está recebendo recursos de R$ 6,4 milhões, e, ao final de três anos de vigência, serão investidos R$ 19,2 milhões, divididos igualmente entre a FAPERJ e o CNPq. 

 

Ele abordou ainda o PADCT-Rio, o Programa de Apoio a Entidades Estaduais e os Projetos na Área Médica e enfatizou a importância da multidisciplinaridade e do intercâmbio entre diferentes instituições, promovidas hoje pela FAPERJ através de redes e Institutos Virtuais. Rocha Filho também frisou o foco da FAPERJ nas bolsas que incentivam a carreira científica, como as de Iniciação Científica, Fixação de Pesquisador e mestrado e doutorado Nota Dez. Por fim, ele destacou a importância de se incentivar a inovação e o empreendedorismo, citando o programa Rio Inovação, lançado em 2003, e as dez bolsas para pesquisador-inovador, de um total de 100 concedidas este ano no edital Cientistas do Nosso Estado.

 

Na conclusão, Rocha Filho citou o documento “Ciência para o Século 21”, elaborado na Conferência Mundial sobre Ciência, em Santo Domingo e Budapeste, em 1999. O documento destaca a importância do desenvolvimento da C&T para a América Latina e o Caribe em benefício da sociedade.

 

Após a palestra, os presentes puderam fazer perguntas, que comprovaram o alto grau de conhecimento da platéia sobre a área de C&T e os investimentos estaduais.

 

 

Gráficos Cientistas do Nosso Estado:

 

 

 

 

 

------

 

 

 

-----

 

 

 

 

-----

 

 

 

-----

 

 

 

 

 

Gráficos Primeiros Projetos:

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes