O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A FAPERJ anuncia os resultados dos programas Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche Reverso
Publicado em: 08/08/2019

A FAPERJ anuncia os resultados dos programas Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche Reverso

Por Ascom Faperj

A Fundação divulga, nesta quinta-feira, 08 de agosto, o resultado de dois de seus programas de bolsa: Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche Reverso. No total, foram contemplados 35 novos projetos. Sendo 34 bolsas Doutorado Sanduíche e 1 bolsa de Doutorado Sanduíche Reverso.

Doutorado Sanduíche

Como forma de priorizar o apoio a redes cooperativas de ensino e de pesquisa entre instituições estrangeiras e estudantes de doutorado matriculados em programas de pós-graduação sediados no estado e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as bolsas de Doutorado Sanduíche permitem mobilidade e integração para consórcios e parcerias.  Oferecidas nas diversas áreas do conhecimento, elas são um meio de complementar os esforços dos programas de pós-graduação fluminenses em suas iniciativas de internacionalização, assim como na formação de docentes e pesquisadores de alto nível para inserção no meio acadêmico e de pesquisa nacional. As bolsas são destinadas a doutorandos com satisfatório desempenho acadêmico, que precisem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada a sua tese, a ser defendida no Brasil. O estágio no exterior deve contemplar, sobretudo, pesquisas que não possam ser realizadas no País.

Das 34 bolsas concedidas, as instituições contempladas com o maior número de projetos, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (11); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (8); Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf (6); Universidade Federal Fluminense - UFF (5) e outras 4 instituições de ensino e pesquisa do nosso Estado.

Doutorado Sanduíche Reverso

Igualmente voltada a fomentar redes cooperativas de ensino e pesquisa entre programas de pós-graduação de instituições fluminenses e instituições estrangeiras, o programa de Doutorado Sanduíche Reverso têm o sentido inverso: suas bolsas se destinam a doutorandos do exterior, de satisfatório desempenho acadêmico comprovado. Desta forma, o objetivo é complementar os esforços de internacionalização dos programas de pós-graduação fluminenses.

A instituição beneficiada com a bolsa Doutorado Sanduíche Reverso foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Confira a lista de contemplados no Programa Doutorado Sanduíche – 2019

Confira a lista de contemplados no Programa Doutorado Sanduíche Reverso – 2019

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes