O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia a lista dos contemplados no programa de Iniciação Científica (2019.1)
Publicado em: 08/08/2019

FAPERJ anuncia a lista dos contemplados no programa de Iniciação Científica (2019.1)

Por Ascom Faperj

A Fundação divulga, nesta quinta-feira, 08 de agosto, o resultado da 1ª Fase do Programa de Iniciação Científica – 2019/1 (IC). Foram aprovados 349 projetos de um total de 917 solicitações. Neste ano o Programa IC passou por uma adaptação e ganhou um novo formato. Seguindo os modelos já utilizados por outras agências de fomento, a indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido (2ª Fase do Programa de Iniciação Científica – 2019).

As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (117); Universidade Federal Fluminense - UFF (91); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (59); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (27); Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (14); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (09) e outras 16 instituições de ensino e pesquisa do nosso Estado.

As grandes áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram em ordem decrescente, Ciências Biológicas (76), Ciências Humanas (61), Ciências da Saúde (58), Ciências Exatas e da Terra (50), Ciências Sociais Aplicadas (37), Engenharias (31), Ciências Agrárias (23) e Linguística, Letras e Artes (13).

Nos anos anteriores, entre o período de submissão do projeto e outorga da bolsa, cerca de 20% dos bolsistas desistiam da vaga. Com isso, muitas vezes os orientadores eram levados a solicitar a substituição do bolsista antes mesmo da bolsa ter sido implementada. Como a indicação é feita apenas após os pesquisadores serem contemplados, o tempo entre a submissão e o início das atividades é consideravelmente reduzido. Os contemplados poderão, inclusive, divulgar as vagas nos seus programas de graduação, facilitando a escolha dos bolsistas.

A partir de sexta-feira, 09 de agosto, a 2º Fase do Programa IC terá início. Dessa forma, os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados poderão indicar os alunos candidatos à bolsa de Iniciação Científica no sistema eletrônico SisFAPERJ. Todas as informação sobre o procedimento de inscrição dos alunos indicados está disponível no ANEXO 1 da chamada. Os pesquisadores que não indicarem um bolsista elegível em um período de três meses, contados a partir da divulgação dos resultados, terão a bolsa cancelada.

Cabe ressaltar que os alunos devem seguir os seguintes critérios para serem considerados elegíveis:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;
  • Estar cursando a partir terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência, ou segunda graduação;
  • Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas não cabendo recurso;
  • Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
  • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas, não cabendo recurso.

Confira a lista de contemplados no link abaixo:

Resultado do programa de Iniciação Científica 2019 / 1

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes