O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mostra Inova-Rio sobre Petróleo e Gás une ciência e indústria
Publicado em: 21/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mostra Inova-Rio sobre Petróleo e Gás une ciência e indústria

Durante três dias, de 19 a 21 de outubro, representantes de setores industriais, autoridades dos governos federal e estadual e pesquisadores estiveram reunidos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro, para apresentarem e conhecerem os avanços na área de Petróleo e Gás. A Mostra Inova-Rio, que tem apoio da FAPERJ, deu continuidade ao recente movimento de integração iniciado neste mês de outubro, com a realização da feira Rio Oil & Gás, no Riocentro.

Presente à mesa de abertura da Inova-Rio, o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, destacou a satisfação pela consolidação das parcerias com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – e a Firjan com o objetivo de promover a inovação no estado. De acordo com Rocha Filho, os convênios firmados recentemente com a Finep representam uma quebra de paradigma, já que os recursos são alocados diretamente em empresas. Segundo ele, a parceria demonstra que a política de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Governo Estadual vai ao encontro à do Governo Federal. “Estes convênios só são possíveis graças ao apoio considerável que a governadora Rosinha vem dando à C, T & I no estado. Este ano é um marco histórico: estamos executando um orçamento de mais de R$ 130 milhões”, disse.

A mesa, coordenada pelo presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, Fernando Sandroni, também teve a presença do secretário de Energia da Indústria Naval e do Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer, representando a governadora Rosinha Garotinho, do Secretário de Política de Informática e de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Francelino Grando, e o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga, que proferiu palestra magna sobre pesquisa e desenvolvimento do petróleo e do gás no Brasil.

Na quinta-feira, dia 21, foi a vez do diretor de Tecnologia da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, participar da mostra. Ao tomar parte no painel Mecanismos de Financiamento da Inovação, Cavalcanti destacou a necessidade de o país reorientar o sistema de fomento à C, T & I. Fundador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie) - núcleo de pesquisa, capacitação e consultoria do programa de Engenharia de Produção do Coppe/UFRJ -, o diretor de Tecnologia da Fundação acredita que é preciso vincular a política de ciência e tecnologia com o desenvolvimento econômico do estado e do país.

“A pesquisa de balcão deve continuar. Mas é preciso criar mecanismos para unir os esforços de pesquisadores e empreendedores, que, com o apoio de especialistas em patentes e propriedade industrial, possam criar as condições para a geração de um conhecimento que venha, efetivamente, a beneficiar a sociedade”, completou.

Cavalcanti lembrou os esforços da FAPERJ para estimular a inovação no Estado do Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Finep, a Fundação lançou, em dezembro de 2003, o edital Rio Inovação. “Até meados de novembro, devemos anunciar o resultado do edital Rio Inovação, que recebeu 108 propostas”, disse. O edital prevê recursos de cerca de R$ 10 milhões - metade deles disponibilizados pela FAPERJ e a outra metade pela Finep.

Participaram da mesa o moderador Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e os palestrantes Fábio Erber (BNDES), Rogério Medeiros (Finep), Antonio Luis Fernandes (Rede Gás Energia), Marcus Coester (Coester) e Rubens Novick (Fábrica Carioca de Catalisadores).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes