O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 21 a 28 de outubro
Publicado em: 21/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 21 a 28 de outubro

6 Jornada Jovens Talentos

Durante o dia 21 de outubro foi realizada, no Centro de Ciências da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a 6 Jornada Jovens Talentos para a Ciência. O evento teve como objetivo apresentar os trabalhos de estudantes contemplados com o Programa Jovens Talentos. A diretora de administração e finanças da FAPERJ, Maria Carolina Pinto Ribeiro, representou a Fundação no evento. O Programa Jovens Talentos é uma parceria que reúne a FAPERJ, o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através do programa, estudantes do ensino médio/técnico da rede pública estadual de educação realizam estágios freqüentando um determinado laboratório da Fiocruz, observando e executando trabalhos ali desenvolvidos, sob orientação de um cientista.

 

Alerj homenageia a FAPERJ  

A FAPERJ receberá uma homenagem no dia 29 de outubro como uma das empresas e instituições do Estado do Rio de Janeiro que têm se destacado no setor de Tecnologia da Informação (TI). A homenagem, promovida pela Assembléia Legislativa do RJ, acontecerá no Centro de Convenções da Ordem dos Advogados do Brasil, em uma solenidade de comemoração do Dia da Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro. A homenagem, que terá inicio às 18h30, faz parte das comemorações da Semana Nacional de C&T. Durante o evento também será entregue o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro ao Secretário Estadual de C,T & I do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza, que ministrará palestra sobre políticas públicas de TI.

   

Recursos para combater extinção da fauna atlântica

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) liberou, no dia 7 de outubro, R$ 250 mil para que o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro inicie as obras da primeira fase do projeto Biologia da Reprodução de Animais da Mata Atlântica com Riscos de Extinção.

Os recursos serão investidos na melhoria os laboratórios do Centro de Medicina da Conservação, que realiza pesquisas sobre aumento da reprodução, saúde e a manutenção em seu habitat, de maneira auto-sustentável, de populações de animais ameaçados de extinção como o macaco muriqui, a paca, o porquinho do mato, o sagüi escuro da serra e o macaco prego de peito amarelo, entre outros.

  

Finep concede prêmio a PUC

O resultado do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2004 – Região Sudeste colocou a PUC- Rio em segundo lugar geral na categoria instituição de Pesquisa, atrás apenas da Unicamp. Além disso, duas empresas ligadas a professores da universidade foram premiadas na categoria Pequenas Empresas: a PipeWay, voltada para inspeção e limpeza de oleodutos e gasodutos, - que tirou primeiro lugar -, e a Wings Telecom, especializada em tecnologia de engenharia sem fio, e que obteve a terceira colocação. O prêmio é um reconhecimento ao nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento que a PUC vem realizando.

 

Inclusão Digital

Pesquisas acadêmicas podem concorrer ao Prêmio Telemar de Inclusão Digital na categoria “Universidades e Centros de Pesquisa”. O concurso busca estimular projetos sociais de base tecnológica, principalmente na área de democratização do conhecimento e dar mais visibilidade a ações realizadas em ambiente universitário. As inscrições vão até 7 de novembro e devem ser feitas pelo endereço www.institutotelemar.org.br.

Mais informações no site ou pelo telefone (21) 3131-1227

  

Modelagem Computacional 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizará no seu Campus Regional do Instituto Politécnico, na cidade de Nova Friburgo, o 7 Encontro de Modelagem Computacional. O prazo para envio de trabalhos vai até 16 de novembro. Durante o evento, haverá ainda uma mostra paralela com a apresentação de trabalhos de iniciação científica em forma de pôster. Mais informações pelo site www.iprj.uerj.br/~emc ou pelo e-mail: emc@iprj.uerj.br

 

Brasil é campeão em matemática

O Brasil ganhou o primeiro lugar geral entre os 22 países participantes da 19 Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, realizada de 17 e 26 de setembro na cidade de Castellón, Espanha. Composta de quatro estudantes, a equipe brasileira que representou o país na competição, obteve excelente resultado: todos os seus integrantes ganharam medalha de ouro. As provas da competição foram realizadas em dois dias. Em ambos, os participantes tiveram quatro horas e meia para encontrar a solução de três problemas. A participação brasileira no evento ibero-americano é organizada através da coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática, que recebe apoio da FAPERJ.

 

Fóruns de Secretários Estaduais de C&T e de FAPs serão em 11 e 12/11

Os fóruns nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T e de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), anteriormente previstos para os dias 11 e 12 de novembro, em Curitiba, foram transferidos para os dias 18 e 19 do mesmo mês. A pauta do evento ainda não está fechada. A programação será discutida durante as reuniões das diretorias do Fórum dos Secretários e do Fórum das FAPs. As duas reuniões acontecem nesta quinta-feira, às 15 horas, na ABIPTI, em Brasília. Informações sobre os dois fóruns pelo e-mail abipti@abipti.org.br

 

Ciência online para crianças

Está no ar a página de internet "Ciência para Crianças", com uma série de experimentos muito simples que podem ser realizados em casa. Os experimentos foram testados e trazem sempre uma explicação simples para os fenômenos observados. A intenção é incentivar as crianças a fazer ciência. O site é desenvolvido em parceria com o Museu Exploratorium de Ciência, Arte e Percepção Humana (San Francisco, EUA), conta com o auxílio da FAPERJ e outras parcerias estão sendo discutidas. 

O site fica em www.bioqmed.ufrj.br/ciencia

  

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes