O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mastodonte brasileiro e outros gigantes no Museu Nacional
Publicado em: 21/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mastodonte brasileiro e outros gigantes no Museu Nacional

Réplica do Mastodonte brasileiro Nesta sexta-feira, 22 de outubro, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista/UFRJ inaugura a exposição - resultado de quatro anos de pesquisas paleontológicas na Serra da Bodoquena, que integra o projeto Encontro de gigantes na pré-história do Brasil Central.

 

A exposição Mastodonte brasileiro marca o início das comemorações dos 187 anos do Museu Nacional/UFRJ - cujas atividades têm, em grande parte, apoio da FAPERJ, incluindo a que gerou a presente mostra. Entre as comemorações está uma grande exposição sobre a megafauna brasileira, em junho de 2005.

Um dos grandes atrativos da mostra Mastodonte brasileiro é uma instalação onde o público poderá, dia a dia, acompanhar a reconstituição de um filhote de mastodonte brasileiro em tamanho real, com final previsto para o final de novembro. Outro destaque é um diorama que reconstitui o cenário de dez mil anos atrás do Brasil Central, recheado com réplicas, em menor escala, de uma manada de mastodontes.

 

Pesquisador em pleno mergulhoA mostra inclui vídeos sobre a expedição, mostrando o trabalho dos pesquisadores em cavernas submersas à procura de fósseis do mastodonte, além do vídeo-piloto do documentário Resgate do Mastodonte, que registrou toda a expedição. Em outro ponto da sala estará a reconstituição de uma das cavernas pesquisadas, onde os fósseis da espécie foram encontrados - caverna submersa da Nascente do Rio Formoso, na Serra da Bodoquena, na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Com esta exposição, o Museu pretende resgatar tesouros da cultura e da história natural do nosso país. O público voltará de 10 mil a 80 mil anos no tempo, quando as savanas eram ricas em paleo-índios, mastodontes, tigres dente-de-sabre, preguiças gigantes e outros grandes mamíferos. Um espaço multimídia montado na exposição vai permitir ao visitante acessar o site do projeto e obter detalhes sobre seus desdobramentos na Serra da Bodoquena e na Chapada Diamantina.

No dia da inauguração, o paleontólogo e professor do Museu Nacional/UFRJ Leandro Salles, coordenador do projeto Encontro de Gigantes no Brasil Central, dará a palestra Resgate do Mastodonte Brasileiro, às 16h, no auditório do museu, revelando os detalhes do projeto e da expedição que "resgataram" os fósseis do mastodonte nas cavernas submersas da Serra da Bodoquena.

No primeiro fim de semana da exposição, entre 22 de 23 de outubro, um grupo de recreadores infantis apresentará a história do mastodonte brasileiro através de quadrinhos, atividades lúdicas e um boneco gigante de um mastodonte manipulado por atores.

Encontro de Gigantes no Brasil Central

Coordenado pelo paleontólogo e professor do Museu Nacional, Leandro Salles, e patrocinado pela UFRJ, Fundação José Pelúcio Ferreira e CNPQ, o projeto Encontro de Gigantes no Brasil Central é pioneiro na pesquisa paleontológica subaquática no país.

O resgate do masdotonde brasileiro, um dos mais espetaculares e menos conhecidos representantes da nossa fauna, junto com outros seres da nossa pré-história, levanta a possibilidade de que esses gigantes tenham convivido com os primeiros humanos habitantes do território que hoje é o Brasil.

A descoberta ocorreu na caverna situada na nascente do Rio Formoso, na Serra
da Bodoquena, em Bonito-MS. O grupo do Projeto encontrou um suposto
cemitério de animais gigantes, hoje extintos, com diversos fósseis de
mastodontes jovens e adultos, que viveram no Brasil há mais de 10 mil anos.


Abertura: 22 de outubro de 2004 (aberta ao público a partir das 10h)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Entrada: R$ 3. Grátis para crianças até 10 anos e pessoas acima de 65
Local: Museu Nacional - Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão, tel. (21) 2568-8262

Mais informações sobre o projeto estão no site www.memorianaturalis.net/gigantes
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes