O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 15 a 21 de outubro
Publicado em: 15/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 15 a 21 de outubro

Prêmio Geologia é lançado no Crea-RJ

Foi lançada, em 14 de outubro, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ, à Rua Buenos Aires 40, 4O andar, Centro), a edição de 2004 do Prêmio Geologia do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da mesa da solenidade o secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros, o presidente do Departamento dos Recursos Minerais, Flávio Erthal, e o presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar a pesquisa em geologia, hidrogeologia, mineração e petróleo, destacando os principais trabalhos universitários e empresariais relacionados ao desenvolvimento de tecnologias para as indústrias de extração mineral e de exploração de petróleo no estado do Rio de Janeiro. Também serão premiados trabalhos voltados para a geologia do estado e as iniciativas que produziram ganhos para a sociedade fluminense.

 

Mais informações pelo telefone (21) 2620-9879 ou pelo e-mail drm@drm.rj.gov.br

 

Transgênicos: benefícios e riscos

 

Será realizado no próximo dia 21 de outubro, ao meio dia, no Teatro Gláucio Gil (Praça Cardeal Arco Verde, s/n, Copacabana), a palestra Benefícios e Riscos dos Transgênicos, com o professor Sílvio Valle, da Fiocruz. A palestra faz parte do projeto "Ciência em Cena", realizado quinzenalmente, sempre ao meio-dia, no Teatro Glaucio Gill. O projeto vai até junho de 2005.

 

 

Semana de microbiologia

 

O Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes (IMPPG), da UFRJ, realiza, de 18 a 22 de outubro, a X Semana de Microbiologia. No dia 19, às 12h, será inaugurada a sede do Instituto Virtual da Dengue do Estado do Rio de Janeiro, que funcionará no próprio IMPPG. Veja a programação do evento.


Mulheres da América Latina nas ciências

Pesquisadoras das áreas de física, química, matemática e biologia de toda a América Latina estarão reunidas entre os dias 17 e 19 de novembro no Rio de Janeiro na conferência Mulheres Latino Americanas em Ciências Exatas e da Vida. O evento tem como objetivo discutir as dificuldades comuns enfrentadas pelas pesquisadoras da América Latina e estabelecer, em conjunto com representantes de governos e da sociedade, políticas capazes de estimular a maior participação de mulheres em carreiras tecnológicas.

 

 

Mostra Nacional de Inovação (Inova Rio)

 

As mais recentes inovações tecnológicas produzidas no setor de petróleo e gás serão o tema da Mostra Nacional de Inovação - Inova Rio 2004, que será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, terá ainda uma grande exposição de produtos e processos onde são utilizadas novas tecnologias e práticas de gestão.

 

Indicadores da ciência

Um sistema de informações sobre indicadores de ciência, tecnologia e inovação será lançado pela Fapesp no dia 18 de outubro, às 18h30, em São Paulo, como parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. Intitulado de FAPESP.Indica (www.fapesp.br/indicadores), o sistema possui links para mais de 2,7 mil organizações, programas, portais e serviços de informações on-line.

Informações: mmadeira@fapesp.br ou (11)3838 –4216

 

Jornalismo científico

Profissionais de imprensa que estiverem interessados em participar do 8o Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em Salvador, Bahia, têm até o dia 23 de novembro para realizar inscrições somente pelo site www.abjc.org.br/congresso. As inscrições realizadas durante o Congresso serão mais caras.

 

 

Concurso para Universidade do Estado de Santa Catarina

 

Na semana do dia 18 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrirá um edital de Concurso Público para professor efetivo (40hs) para o Departamento de Ciências da Computação (DCC). Serão oferecidas três vagas para professores Doutores nas em Computação Gráfica e Realidade Virtual, Sistemas Distribuídos e Inteligência Artificial e três vagas para professores Mestres em Gerência de Sistemas de Informação, Banco de Dados e Engenharia de Sistemas. O concurso deverá ocorrer no final de novembro, para contratação em fevereiro de 2005. Mais informações: www.udesc.br

 

Catalogação Anglo-Americana

Bibliotecários e estudantes de biblioteconomia terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos com o Curso de Atualização em Catalogação Anglo-Americana (AACR2), que será ministrado durante os dias 25 e 26 de novembro, das 9h30 às 18h30, na sede da Uni-Rio. O curso, cuja metodologia será composta de aulas expositivas, abordará as inúmeras alterações que o AACR2 vem passando nos últimos 20 anos em seu texto original e que ainda não foram divulgadas em português à comunidade científica. Mais informações: (21) 2238-8896 (falar com Cristina Oliveira).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes