O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Angela Uller toma posse como presidente do Conselho Superior da FAPERJ
Publicado em: 26/07/2018 | Atualizado em: 30/07/2018
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Angela Uller toma posse como presidente do Conselho Superior da FAPERJ

Por Ascom FAPERJ

O Conselho Superior da FAPERJ deu posse nesta quarta-feira a sua nova
presidente, Angela Uller, e à vice, Alice Lopes (Foto: Lécio Augusto Ramos)

A engenheira química Angela Cohen Uller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tomou posse como a nova presidente do Conselho Superior da FAPERJ, durante a reunião mensal realizada nesta quarta-feira, dia 25 de julho, na sede da Fundação. Ela, que assume o cargo antes ocupado pelo matemático Jacob Palis, foi nomeada no último dia 5, junto com a nova vice-presidente do Conselho, Alice Ribeiro Casimiro Lopes, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que sucede, por sua vez, o padre Josafá Carlos de Siqueira, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

É a primeira vez que tanto a presidência como a vice-presidência do Conselho são ocupadas por mulheres. A atual diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, havia ocupado a presidência do Conselho em 2013. “É importante continuar ocupando novos espaços no mercado de trabalho para assegurar uma participação isonômica em cargos de direção. Tenho fé que a situação financeira do Estado melhore, e essa é a hora de nos organizar para propor um plano plurianual estratégico para a FAPERJ”, disse Angela.

Homenagem a Jacob Palis

Durante a reunião, Palis foi homenageado pelo Conselho Superior e recebeu uma placa em reconhecimento a sua contribuição. Palis presidiu o Conselho por duas vezes – de 1992 a 1998 e de 2015 a 2018, além de ter sido presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), de 2007 a 2016. Graduado em Matemática pela UFRJ e doutor em Matemática pela Universidade da Califórnia em 1967, Palis é professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 1968. É detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Moinho Santista (1976), Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), InterAmerican Prize for Science (1995), Prize Mexico for Science and Technology (2001), Trieste Science Prize (2006), o International Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008) e o Balzan Prize (2010). É também detentor de importantes distinções, entre elas a de Chevalier de la Legion d’Honneur (2005), entre outras.

Além da ABC, Palis também é membro das academias chilena, mexicana, da americana, da francesa, da norueguesa e de várias outras associações. Seus trabalhos na área de Sistemas Dinâmicos servem para modelar muitos fenômenos da natureza e de atividades socioeconômicas. Dedica-se principalmente a temas, como transformações, difeomorfismo, fluxos, sistemas hiperbólicos, ciclos de Poincaré e suas bifurcações, sistemas dinâmicos e conjunto hiperbólico.

O matemático Jacob Palis, homenageado pelo Conselho Superior, ao
lado da engenheira química Angela Uller (Foto: Lécio Augusto Ramos)

“Tenho orgulho da FAPERJ e de ter me dedicado durante esses anos a ela. Vocês têm que continuar a impor a presença da Fundação, no bom sentido, porque é preciso uma FAPERJ forte para uma ciência forte no estado do Rio de Janeiro. Sofremos alguns reveses temporários, mas precisamos lutar pelo repasse constitucional dos 2% do orçamento estadual à Fundação e resistir. O Rio tem uma tradição muito forte na área científica e tecnológica e sedia diversas instituições”, destacou o homenageado aos conselheiros.

Formado por 14 membros titulares, o Conselho Superior tem quatro integrantes indicados livremente pelo governador, enquanto os demais são por ele escolhidos nas listas tríplices apresentadas por universidades, entidades com reconhecida atividade de pesquisa e pelo setor empresarial. O presidente da Fundação participa das reuniões do Conselho Superior na qualidade de membro nato.

Participaram da reunião o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes; a diretora Científica, Eliete Bouskela; e os membros do Conselho Superior Luiz Davidovich (presidente da ABC); Roberto Kant de Lima (Universidade Federal Fluminense – UFF); João carlos Costa dos Anjos (Observatório Nacional – ON); Benito Diaz Paret (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro – TIRIO); Bruno José Rodrigues Alves (Empresa Brasileira de Agricultura – Embrapa); Carlos Medicis Morel (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz); Egberto Gaspar Moura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj); Fernando Lázaro Freire (PUC-Rio); Nelson Moura Brasil (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ); Kenneth Rochel Camargo (UFRJ) e Maria Cristina Zamberlan (Instituto Nacional de Tecnologia – INT).

Sobre a nova presidente e vice do Conselho Superior

Angela Uller possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1975), mestrado em Engenharia Química pela mesma instituição (1976) e doutorado em Engenharia Química pela École Superieur de Chimie/Université de Paris (1980). Atualmente, é professora associada do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação experimental de dados de equilíbrio de fases, simulação e modelagem termodinâmica, processos de separação pelo equilíbrio, em particular, em extração supercrítica, com aplicação em produtos naturais, petróleo e gás, etanol e biodiesel. Tem também experiência em gestão universitária por ter estado na diretoria da Coppe/UFRJ e da Fundação Coppetec de 1990 a 2007, em gestão de projetos com empresas, em gestão da inovação e em política de CT&I, pela participação em conselhos de vários órgãos governamentais federais e estaduais, tais como: Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, a qual está subordinada a Agência UFRJ de Inovação, de 2007 a 2011, e chefe de gabinete do reitor da UFRJ de 2011 a 2015.

Alice Lopes concluiu o doutorado em Educação pela UFRJ em 1996. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Uerj, e procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde 1998, hoje com nível 1 B. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou quatro livros, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, Policy Futures in Education e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 20 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 17 alunos de doutorado (sendo três como co-orientadora) e sete pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta sete doutorandos, um mestrando e três bolsistas de Iniciação Científica CNPq e Uerj. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial das publicações Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, e Educação e Sociedade, entre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e membro titular nessa comissão de agosto de 2014 a junho de 2016. É diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj desde janeiro de 2016.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes