O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Atlas apresenta novo conceito de regiões metropolitanas do Brasil
Publicado em: 30/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Atlas apresenta novo conceito de regiões metropolitanas do Brasil

Mapa do número de categorias profissionais na região metropolitana do RJ em 2001

Vinicius Zepeda

Um estudo sobre a nova configuração política das regiões metropolitanas apresentando as Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) do Brasil é o tema do CD-ROM “Atlas das Regiões Metropolitanas e Rides brasileiras”, de Cátia Antônia da Silva. O trabalho reúne 108 mapas e teve apoio do programa Cientistas Jovens do Nosso Estado, da FAPERJ.

Segundo a autora do Atlas, Cátia Antônia da Silva, a grande novidade do seu trabalho é difundir no ensino de geografia o conhecimento sobre o que são Rides, fenômeno que começou a ganhar força a partir do ano 2000. “Rides são regiões de planejamento econômico compostas por cidades de diferentes estados e criadas pelo Governo Federal. Nelas a subsistência e a atividade econômica de moradores de uma cidade depende da outra”, explica.

 

Outro ponto inovador do CD-ROM para o ensino da geografia é o novo conceito de regiões metropolitanas. “Nos anos 60 era o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que formulava a explicação sobres estas áreas, levando em conta aspectos como alta densidade demográfica e crescimento populacional. Hoje são os governos estaduais que criam estas regiões, a partir de aspectos econômicos para o desenvolvimento de todo o Estado”, acrescenta a autora.

 

Um exemplo é a criação da Região Metropolitana de Santa Catarina, que inclui a cidade de Lauro Muller, com baixo índice populacional. Entretanto, ela é estratégica para o desenvolvimento da atividade carvoeira no Estado. Assim, o governo estadual procura dar incentivos econômicos e atrair a atividade produtiva nesta cidade e em todo o estado.

 

O “Atlas das Regiões Metropolitanas e Rides Brasileiras” reúne ainda dados sobre população por município, escolaridade do trabalhador, postos de trabalho e crescimento populacional. Sobre este último tema, chama a atenção a tendência atual de municípios periféricos crescerem mais do que os nucleares.  “No Estado do Rio de Janeiro temos o exemplo da população da cidade de Maricá, que cresce em torno de 6% enquanto o município do Rio de janeiro cresce bem menos, em torno de 1%”, conclui Cátia.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes