O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ já tem novos diretores Científico e de Tecnologia
Publicado em: 05/07/2018

FAPERJ já tem novos diretores Científico e de Tecnologia

Por Ascom Faperj

Eliete: experiência prévia em cargos de
direção na FAPERJ e 
como presidente do
Conselho Superior
(Fotos: Lécio A. Ramos)

Escolhidos pelo governador Luiz Fernando Pezão a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da Fundação, foi publicada no D.O. desta quinta-feira, dia 5 de julho, a nomeação dos novos diretores das diretorias Científica e de Tecnologia da FAPERJ. A primeira será ocupada pela pesquisadora Eliete Bouskela, professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Já o titular da Diretoria de Tecnologia será Maurício Guedes, ex-diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os novos diretores terão mandato de três anos.   

Ex-presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Eliete é médica, com experiência na área de Fisiologia Cardiovascular (microcirculação). Suas pesquisas na área clínica se concentram principalmente em temas como regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.

Guedes: fundador do Parque Tecnológico
da UFRJ e da Incubadora de Empresas da
Coppe, 
foi presidente da Anprotec e da Iasp

Em sua primeira passagem em cargo de direção na Fundação, ela sucedeu, em abril de 2015, ao físico Rex Nazaré na Diretoria de Tecnologia, tendo sido a primeira mulher a ocupar essa função. Em 2008, ela foi, igualmente, a primeira mulher da América Latina a ser eleita para a Academia Francesa de Medicina (AFM). Na Uerj, foi a fundadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (Biovasc), na Uerj, que investiga doenças reumatológicas e cardiometabólicas, como síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso.

O novo titular da Diretoria de Tecnologia será Maurício Guedes, formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e mestre em Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ – o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, mais conhecido pela sigla Coppe –, com MBA em Marketing na Coppead/UFRJ. O engenheiro foi o fundador e primeiro diretor do Parque Tecnológico da UFRJ e da Incubadora de Empresas da Coppe. Foi também presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes