O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia resultado de cinco de seus programas de fomento
Publicado em: 05/07/2018 | Atualizado em: 31/08/2018

Fundação anuncia resultado de cinco de seus programas de fomento

A FAPERJ divulgou, nesta quinta-feira, 5 de julho, o resultado de cinco de seus programas de bolsa: Pesquisador Visitante (PV), Pesquisador Visitante Emérito (PVE), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche Reverso. No total, foram contemplados 94 novos projetos. 

Pesquisador Visitante (PV)

Destinado a pesquisadores de reconhecida excelência, principalmente do exterior ou de outros estados, o programa cria condições para que possam desenvolver atividades de ensino e pesquisa em instituição sediada no estado do Rio de Janeiro. Das 31 inscrições feitas, foram concedidas 22 bolsas. A instituição que recebeu o maior número de bolsas foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com dez, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com cinco. Também foram beneficiadas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo). 

Pesquisador Visitante Emérito (PVE)

Da mesma forma, as bolsas de Pesquisador Visitante Emérito também procuram criar situações favoráveis a que pesquisadores de elevada produtividade de pesquisa e reconhecida liderança em sua área de conhecimento executem seus projetos, em particular aqueles com idade superior a setenta anos, residentes no estado, e em regime de aposentadoria compulsória ou aposentados em outro regime de trabalho, continuem desenvolvendo suas atividades de ensino e pesquisa em instituições fluminenses. Todas as doze propostas inscritas foram aprovadas. Além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com cinco propostas contempladas, também foram beneficiadas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),  a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).   

Bolsas de Pós-Doutorado Sênior (PDS)

Voltada ao pesquisador que pretenda realizar estágio de pós-doutoramento em instituição fluminense, essa bolsa permite sua dedicação exclusiva ao projeto, junto a coordenadores de alta qualificação. Candidatos de outros estados ou de outros países também podem solicitar esta modalidade de bolsa.

Foram 25 projetos contemplados de um total de 47 solicitações. A instituição que mais teve propostas contempladas foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 16, seguida pela Fundação Oswaldo Cruz, com três. Também tiveram projetos aprovados a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Observatório Nacional (ON), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Doutorado Sanduíche

Como forma de priorizar o apoio a redes cooperativas de ensino e de pesquisa entre instituições estrangeiras e estudantes de doutorado matriculados em programas de pós-graduação sediados no estado e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as bolsas de Doutorado Sanduíche permitem mobilidade e integração para consórcios e parcerias.  Oferecidas nas diversas áreas do conhecimento, elas são um meio de complementar os esforços dos programas de pós-graduação fluminenses em suas iniciativas de internacionalização, assim como na formação de docentes e pesquisadores de alto nível para inserção no meio acadêmico e de pesquisa nacional. As bolsas são destinadas a doutorandos com satisfatório desempenho acadêmico, que precisem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada a sua tese, a ser defendida no Brasil. O estágio no exterior deve contemplar, sobretudo, pesquisas que não possam ser realizadas no País.

Das 27 bolsas concedidas, a instituição com maior número de projetos contemplados foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com sete, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com seis, e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com cinco. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve quatro propostas aprovadas, enquanto a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), teve três. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) também tiveram projetos aprovados.    

Doutorado Sanduíche Reverso

Igualmente voltada a fomentar redes cooperativas de ensino e pesquisa entre programas de pós-graduação de instituições fluminenses e instituições estrangeiras, o programa de Doutorado Sanduíche Reverso têm o sentido inverso: suas bolsas se destinam a doutorandos do exterior, de satisfatório desempenho acadêmico comprovado. Desta forma, o objetivo é complementar os esforços de internacionalização dos programas de pós-graduação fluminenses.

Das oito bolsas concedidas, duas beneficiaram a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), enquanto as demais foram destinadas ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Confira a listagem completa dos contemplados do programa Pesquisador Visitante (PV)

Confira a listagem completa dos contemplados do programa Pesquisador Visitante Emérito (PVE)

Confira a listagem completa dos contemplados do programa Pós-Doutorado Sênior (PDS)

Confira a listagem completa dos contemplados do programa Doutorado Sanduíche

Confira a listagem completa dos contemplados do programa Doutorado Sanduíche Reverso

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes