O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Morre o químico Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe/UFRJ
Publicado em: 29/09/2004

Morre o químico Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe/UFRJ

Faleceu na terça-feira, 28 de setembro de 2004, o professor de engenharia química Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe/UFRJ. Mestre de muitos mestres que hoje integram o corpo docente da instituição, Giulio Massarani congregava a paixão pelo ensino e o espírito pioneiro daqueles que em 1963 juntaram-se ao mestre Alberto Luiz Coimbra para implantar a primeira pós-graduação em engenharia do Brasil. 

Massarani nasceu em Roma, em 16 de dezembro de 1937. Filho de judeus italianos, era o caçula dos três irmãos e veio com a família da Itália para o Rio de Janeiro com cerca de um ano e meio de idade, por causa da perseguição aos judeus.

Graduado em engenharia química e química industrial pela Escola Nacional de química da Universidade do Brasil, Massarani foi um dos primeiros professores do país a obter um título de mestre. Para isso, mudou-se para os Estados Unidos no início dos anos 60 e tornou-se mestre pela Universidade de Houston em 1963. Mais do que obter um título, sua principal motivação era trazer para o Brasil o que de mais moderno havia no ensino e pesquisa em engenharia química. Giulio Massarani foi Cientista do Nosso Estado da FAPERJ em 1999.

 

Giulio Massarani deixou esposa - Edna - e quatro filhos - Mariana, Paulo, Luisa e Susana. O enterro de ocorreu no dia 29, no Cemitério Israelita do Cajú, no Rio de Janeiro. 

 

Leia mais no Planeta Coppe.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes