O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 23 a 30 de setembro de 2004
Publicado em: 23/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 23 a 30 de setembro de 2004

Uso das altas pressões em saúde terá conferência internacional
Produção de vacinas, conservação de alimentos, desenvolvimento de novos medicamentos, esterilização de produtos farmacêuticos e tratamento de hemoderivados estão entre as aplicações tecnológicas da alta pressão hidrostática, técnica utilizada no desenvolvimento de produtos e bioprocessos na área da saúde humana e animal.

Para discutir tendências e recentes aprimoramentos dessa técnica, cientistas de diferentes áreas e países estarão reunidos na 3 Conferência Internacional de Biociências e Biotecnologia em Altas Pressões, a partir de domingo, 26 de setembro, no Hotel Pestana, em Copacabana. A conferência termina no dia 30.

 

A técnica é considerada muito promissora devido ao seu baixo custo, rapidez e elevada eficiência nos processos em que é empregada.

 

“A escolha do Brasil demonstra a importância do país no cenário científico internacional. É uma oportunidade singular para nossos pesquisadores que estarão em contato com os principais nomes da área. O Brasil está entre os poucos países que lideram o uso da pressão em Biotecnologia”, afirma Jerson Lima da Silva, diretor Científico da Faperj, professor da UFRJ e presidente do Comitê Científico do evento.

 

No site www.bioqmed.ufrj.br/hpbb2004/ os interessados têm acesso à programação completa.

 

Extremos da Alma

O coquetel de lançamento do livro Extremos da Alma, da psicanalista Marisa Schargel Maia será na próxima quinta-feira, 30 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, às 20 hs. A publicação, apoiada pela FAPERJ, fala sobre a questão da dor e do trauma na atualidade e sobre a clínica psicanalítica.

 

Descobridor de dinossauro amazônico quer atrair jovens para o assunto
Ismar de Souza Carvalho, da equipe de pesquisadores que no início de 2004 anunciou ao mundo a descoberta de um fóssil do primeiro dinossauro amazônico, o Amazonsaurus marenhensis, quer mobilizar estudantes e leigos em torno da Paleontologia. Na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, às 17h, na Casa da Ciência da UFRJ (ao lado do Canecão), Carvalho lança a segunda edição da obra Paleontologia, em dois volumes. O trabalho aborda os conceitos básicos para o estudo de fósseis, a análise de jazigos fossilíferos específicos e aspectos do ensino de Paleontologia.

Antes do lançamento, às 15h, os professores Miguel Telles Antunes, da Academia de Ciências de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, e Ausenda Cáceres Balbino, da Universidade de Évora, Portugal, farão palestra “Os fósseis de Portugal”. Às 16h, será a vez do professor Álvaro P. Crosta, do Instituto de Geociências da UNICAMP, abordar o tema “Impactos de asteróides e as extinções da vida na Terra”.

Prêmio Geologia do Estado do Rio de Janeiro
Universitários de graduação e pós-graduação, além de profissionais que desenvolvem trabalhos com foco nas indústrias de extrativismo mineral ou de petróleo podem concorrer ao Prêmio Geologia do Estado do Rio de Janeiro. O concurso, apoiado pela FAPERJ, receberá os trabalhos até 30 de novembro. Os prêmios foram divididos em 5 categorias e vão de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil. Para mais informações, acesse o site do DRM-RJ: www.drm.rj.gov.br

Notáveis da FAPERJ
O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, o diretor-científico, Jerson Lima e o diretor de tecnologia, Marcos Cavalcanti, estão entre os integrantes das duas comissões de notáveis criadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para verificar o grau de desenvolvimento na área de Ciência & Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro. Ambas as comissões, que deverão ter sua primeira reunião no mês de outubro, servem para fomentar as discussões em torno da futura Conferência Estadual de C&T, prevista para o início de 2005.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes