O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reserva Folio: produtos naturalmente muito delicados*
Publicado em: 22/03/2018 | Atualizado em: 27/03/2018
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Reserva Folio: produtos naturalmente muito delicados*

Danielle Kiffer

    
Produtos dedicados a bebês: formulados
com ingredientes 
naturais
e delicados
(Foto: Divulgação/ Reserva Folio)

O que pode ser mais delicado do que a pele de um bebê? O sentimento de cuidado e proteção dos pais e responsáveis por uma criança, que são inestimáveis. Para colaborar na rotina dos pequenos e contribuir com todo o zelo que nenéns e crianças precisam, a Reserva Folio, empresa de cosméticos naturais da Região Serrana, lançou uma linha especial de produtos, de olho nesse segmento de mercado. São cinco artigos feitos de forma 100% natural, com ingredientes orgânicos e hipoalergênicos: sabonete líquido, sabonete em barra, óleo hidratante, leite de limpeza e xampu, todos com formulações naturais e destinadas às peles sensíveis, dedicados a neonatais, recém-nascidos e crianças. “Os produtos têm princípios ativos pensados em toda a delicadeza dos bebês, como extratos oleosos de calêndula e camomila, óleos de castanha do Pará, linhaça e amêndoa doce e derivados do azeite de oliva, esqualeno e aloe vera, para garantir limpeza, proteção e hidratação natural da pele dos bebês”, afirma Flavio Moraes Folly, químico responsável pelo desenvolvimento dos produtos da Reserva Folio. A empresa foi contemplada no programa Auxílio ao Desenvolvimento e à Inovação Tecnológica (ADT 1), da FAPERJ.

Para os adultos que também querem desfrutar de sabonetes e cosméticos naturais, a empresa disponibiliza, igualmente, diversos produtos que vão desde a higiene da pele até loções hidratantes. São inúmeras linhas: tem a apícola; a feita com argila; a “Maravilhas do Brasil”, que é composta de ingredientes naturais encontrados em solo brasileiro, entre outras. Para a produção de seus cosméticos e produtos de higiene e banho, a Reserva Fólio, desde 2005 no mercado, utiliza matéria-prima, conservantes e aromatizantes compostos por óleos vegetais e essenciais, sem substâncias químicas sintéticas, nem derivados de petróleo, diferente do que é utilizado na maioria dos produtos habitualmente oferecidos no mercado.

Diretora da Reserva Folio, Simone de Carvalho Valladares explica que a maior parte das matérias-primas empregadas é originária da biodiversidade brasileira, provenientes de cooperativas, associações de produtores e empresas que comprovaram promover ações voltadas para a preservação do meio ambiente com responsabilidade social. “São produtos à base de castanha-do-Pará, cupuaçu, murumuru e andiroba, na linha amazônica; e eucalipto, alecrim e menta, na linha aromaterápica, além de própolis e mel, na linha apícola”, diz. “Nossas formulações recebem diversos óleos e manteigas brasileiros, riquíssimos em antioxidantes, vitaminas e minerais, o que fornece também um alto valor dermatológico. Os hidratantes, por exemplo, aumentam cerca de 14% a hidratação natural da pele”, enfatiza. Atualmente, 25 itens já são comercializados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que também já realizaram exportações para Japão , Austrália e França. Há pouco tempo, entrou em funcionamento, no centro de Nova Friburgo, a primeira loja da Reserva Folio. A marca também tem lojas virtuais para venda on-line (www.reservafolio.com.br)

Para que não haja dúvidas sobre a presença de aditivos químicos, ela ressalta que todos os produtos da marca são certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD), destinado a comprovar a atividade como natural e com ingredientes orgânicos. “Desenvolver um cosmético com uma certificação de ‘produto natural’ e com ingredientes orgânicos significa estabelecer uma produção livre de agrotóxicos, pesticidas, adubos artificiais, dentre outras características. E nós recebemos os selos desses certificados, comprovando que todas as matérias-primas utilizadas nas nossas formulações são naturais ou orgânicas certificadas”, esclarece. Simone conta que a empresa tem procurado participar de projetos sociais de preservação ou mesmo recuperação de áreas desmatadas da Mata Atlântica, próximas à fábrica.

Embora mantenha uma linha de produção semiartesanal, a Reserva Folio se preocupa em seguir todos os padrões científicos da área de cosméticos. Nesse sentido, a empresa mantém um laboratório de análises químicas, no qual são feitas pesquisas para verificar as características físico-químicas das matérias-primas que emprega. “Essa etapa é importante para o desenvolvimento de produtos que se mantenham homogêneos e para chegarmos a formulações com propriedades químicas ativas. Um dos nossos objetivos é garantir-lhes a funcionalidade para que possam ser prescritos por médicos como dermocosméticos, ou seja, aqueles que beneficiam a saúde da pele”, conta. Para assegurar a qualidade, são realizadas, também, diversas análises dermatológicas, oftalmológicas e alergênicas. Com o apoio do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), a empresa vem desenvolvendo testes de eficácia, em laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O xampu da nova linha bebê, por exemplo, passou por testes oftalmológicos, certificando que o produto não causa nenhum tipo de dano nem ardência nos olhos.

À esq., a produção do sabonete glicerinado. À dir., o produto pronto para
comercialização. Artigos para bebês são preparados de forma 100% natural

Todos os produtos são processados em pequenas quantidades, visando ao controle total do meio de fabricação. “Buscamos a unicidade em cada produto para oferecer qualidade aos clientes”, diz Simone. Ela ressalta que os valores embutidos na marca buscam aumentar a consciência da população para a necessidade da responsabilidade ambiental. “Vivemos um momento de profunda preocupação com a manutenção dos recursos vegetais e dos recursos não renováveis do planeta. É preciso haver uma transformação na sociedade em termos comportamentais e de consumo. Nesse sentido, procuramos oferecer aos consumidores uma forma de participar dessa ação consciente de preservação ambiental”, defende.

Pertencendo a uma família que atuava há 48 anos na área de cosméticos naturais, Simone buscou desenvolver uma linha independente de produtos que pudesse ser feita com matérias-primas de origem100% naturais, aproveitando a riqueza da biodiversidade brasileira. Assim, em 2003, nasceu a Reserva Folio, com a proposta genuína de desenvolver cosméticos que empregassem matérias-primas orgânicas na sua formulação. Segunda a diretora da marca, a empresa foi pioneira em desenvolver este tipo de trabalho no Brasil e, assegura, uma das primeiras do mundo.

Já em 2005, com o apoio do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Reserva Folio obteve a certificação de cosméticos de qualidade orgânica, agregando um excelente diferencial. Com isso, foi possível entrar no mercado externo, com a participação em inúmeras feiras internacionais, como Biofach Alemanha e Biofach Japão, além de marcar presença em importantes eventos nacionais, tais como a Biofach Brasil e Biobrazil.

Para compor os produtos da marca, Simone conta que foram pesquisados os benefícios de várias matérias-primas brasileiras, como os óleos e as manteigas amazônicas, e também óleos de plantas vindas da Ásia e Europa. “Chegamos a preciosas formulações de cosméticos que vêm sendo muito apreciadas pela eficiência dermatológica. Nosso orgulho não é somente respeitar a natureza, mas também estimular outras pessoas a ter um comportamento mais sustentável. Por isso, buscamos ter matérias-primas oriundas de projetos sociais comprovadamente responsáveis com o meio ambiente”, garante.

A Reserva Folio foi criada em Nova Friburgo, cidade distante 136 quilômetros da capital fluminense, na Região Serrana. A área está situada no coração da Mata Atlântica, local rico em vegetação e águas cristalinas de rios e nascentes, com cachoeiras muitas apreciadas pelos moradores e turistas que visitam a região. A empresa está situada em uma propriedade semi-rural, com nascentes de águas que são empregadas no processamento dos produtos da marca.

*Reportagem originalmente publicada em Rio Pesquisa, Ano XI, Nº 41 (Dezembro de 2017)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes