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Publicado em: 21/12/2017
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Notas – Semana de 21 a 27 de dezembro de 2017

Instituto Serrapilheira contempla 65 projetos em sua 1ª chamada
O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quinta (21), o resultado de seu primeiro edital em apoio a estudos realizados por jovens pesquisadores brasileiros. Foram 65 projetos contemplados de um total de 1.995 projetos inscritos, submetidos por pesquisadores de 331 instituições diferentes, de todo o Brasil. Na fase de pré-seleção, foram escolhidas 200 propostas. Agora, os cientistas receberão até R$ 100 mil para demonstrarem, nos próximos 12 meses, a viabilidade de suas ideias. Após esse período, uma nova seleção indicará até 12 projetos, que serão contemplados com até R$ 1 milhão cada, para serem gastos em 3 anos. São Paulo foi o estado com o maior número de propostas contempladas, em número de 20, seguido do Rio de Janeiro, com 15. Minas Gerais teve sete projetos contemplados, à frente de Rio Grande do Norte (5), Paraná (4), Ceará (3), Rio Grande do Sul (3), Pernambuco (2), Bahia (2), Santa Catarina (2), Sergipe (1) e DF (1). A área de pesquisa com o maior número de propostas contempladas foi Ciências da Vida, seguido de engenharias, química, ciências da terra, ciência da computação, física e matemática. O Instituto Serrapilheira, criado em março passado, é a primeira instituição privada de fomento à pesquisa no Brasil. Mais informações: https://serrapilheira.org/resultado-da-1a-chamada-publica/

XVIII Jornada Jovens Talentos para a Ciência premia trabalhos de estudantes de nível médio
Com o objetivo de despertar vocações de jovens para a pesquisa, a XVIII Jornada Jovens Talentos para a Ciência reuniu estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro, nos dias 6 e 12 de dezembro, no Rio e em Santo Antônio de Pádua, respectivamente. Na capital fluminense, o evento aconteceu no Planetário da Gávea. Já naquele município localizado na região Noroeste do estado, a jornada teve como palco o Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento recebeu, ao todo, inscrições de 366 estudantes, que apresentaram cerca de 200 diferentes projetos, por meio de pôsteres. Durante a cerimônia realizada no dia 6, no Planetário, foram premiados os seguintes trabalhos: na área de Ciências Biológicas, a bolsista Milla Souza Pessoa da Silva, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que teve como orientadora Otilia Maria Fonseca Sarquis; na área de Ciências Exatas, a bolsista Leticia Tempone de Oliveira, do IFRJ Volta Redonda, que foi orientada por Andrey Dione Ferreira; e, na área de Ciências Humanas, foram dois trabalhos premiados. O primeiro, assinado pelos bolsistas Alexandre Maia Martins Filho; Daniel Nobre Falcão; Jonathan Mendes da Silva; Lucas Santiago Menezes e Aydano de Almeida Pimentel Neto, da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, sob orientação de Aydano. O outro trabalho foi o dos bolsistas Fernanda Albino Fernandes e Paulo Rodrigues Cardoso, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), sob a orientação de Stella Savelli. Já no dia da cerimônia realizada em Santo Antônio de Pádua, foram premiados outros trabalhos: em Ciências Biológicas, a bolsista Maria Rita Gomes de Lima Neves, da FAETEC Miracema, orientada por Juliana Camacho Pereira; em Ciências Exatas, a bolsista Maria Julia Pereira da Silva, do IFF campus Guarus, com o orientador André Soares Velasco; e na área de Ciências Humanas, as bolsistas Luisa de Souza Barreto e Luiza Pessanha Barreto, ambas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), sob a orientação de Simonne Teixeira. O programa Jovens Talentos (JT), uma parceria do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) com a FAPERJ, foi criado em 1999 e oferece bolsas de pré-iniciação científica a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública em universidades e instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado. Atualmente, existem cerca de 700 jovens bolsistas JT. Para os coordenadores do projeto, professor Jorge Belizário e Vera Medeiros, a Jornada é uma oportunidade para promover o intercâmbio de pesquisas entre os estudantes, além de comprovar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo de quase duas décadas de existência do programa Jovens Talentos. Mais informações: http://cederj.edu.br/fundacao 

Profic cadastra professores com interesse em futuras vagas
Professores da rede pública (municipal, estadual e federal) em regência de turma podem se cadastrar até 12 de janeiro de 2018 para o Programa de Formação Inicial Continuada de Professores da Educação Básica (Profic), que substituiu o Parfor na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Trata-se de uma pré-inscrição de candidatos a uma futura vaga com o objetivo de identificar qual a demanda local para o programa. Para participar, o professor também precisa pertencer ao quadro funcional. As vagas serão oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) conveniadas com a Capes-MEC em cursos de licenciatura, a exemplo do que já vinha sendo feito pelo Parfor. Trata-se de um cadastro inicial para que a Capes tenha uma ideia das demandas de formação continuada no País. Mais informações: http://www.uenf.br/dic/ascom/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/MANUAL-DO-USU%C3%81RIO-DA-PLATAFORMA-FREIRE-2017.pdfwww.uenf.br

UFRJ forma suas primeiras turmas de graduação em Libras
Os cursos de graduação Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Letras-Libras: tradução e interpretação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) formaram suas primeiras turmas em dezembro de 2017. Há quatro anos, os cursos de Letras-Libras foram implantados na Faculdade de Letras da UFRJ sob coordenação da professora Deize Vieira dos Santos, visando dar início contundente à acessibilidade de pessoas surdas ao ensino superior de qualidade. Paralelamente à implantação dos cursos, também foi criado o Departamento de Letras-Libras, que hoje conta com dezenove professores (seis surdos e treze ouvintes) nas áreas de Libras (Língua e Literatura Surda); Linguística; Estudo da Tradução; Interpretação; Língua Portuguesa; Estudos Literários e Educação de Surdos. De acordo com Deize Vieira dos Santos, o Curso de Licenciatura em Letras-Libras “possui o objetivo específico de formar professores com sólido conhecimento da Língua Brasileira de Sinais aliado a uma formação pedagógica plena que contemple o conhecimento de metodologias de ensino da Libras como primeira e segunda línguas”. Ela acrescenta que o curso oferece vasto conhecimento de teorias e práticas das áreas dos Estudos Linguísticos e Estudos Literários. Com objetivos específicos, o Curso Letras-Libras: tradução e interpretação tem objetivo de formar tradutores e intérpretes de Libras-Português com sólidos conhecimentos de teorias e práticas das áreas dos Estudos da Tradução, Interpretação, Estudos Linguísticos e Estudos Literários. Mais informações: www.ufrj.br

Chamada Pública seleciona artigos acadêmicos para compor o dossiê eletrônico de Nilo Peçanha
O grupo de trabalho do Sesquicentenário de Nilo Peçanha e a Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EDUENF) estão convocando autores para participarem da seleção de 20 artigos acadêmicos para compor o dossiê eletrônico em homenagem ao sesquicentenário de Nilo Peçanha, a ser publicado em outubro de 2018. A Chamada Pública nº 01/2017 estará aberta até 11 de maio de 2018, ou até o recebimento de 30 submissões. As propostas devem ser enviadas para o endereço eletrônico da EdUENF – eduenf@uenf.br – em conformidade com as normas apresentadas nesta chamada. O Dossiê Sesquicentenário de Nilo Peçanha – o maior estadista fluminense busca ensaios e artigos analíticos e críticos que explorem e contextualizem as várias atuações de Nilo Peçanha em sua vida pública. Os trabalhos devem destacar, analisar, avaliar e articular o papel, os posicionamentos, as decisões (as consequências destas), bem como as contradições de Nilo Peçanha enquanto advogado, jornalista, político, administrador público, ministro das Relações Exteriores e promotor do movimento de desenvolvimento econômico nacional mediante a promoção da industrialização e de políticas educacionais. Serão bem-vindos escritos que explorem as relações de Nilo Peçanha com seus interlocutores (aliados e opositores), com as oligarquias, a maçonaria, os militares, as questões sociais e raciais, e o “coronelismo”, entre outros atores eminentes e demais tópicos sensíveis em seu tempo. Mais informações: http://www.uenf.br/dic/ascom/wp-content/uploads/sites/4/2017/07/Chamada-P%C3%BAblica-150-Nilo-Pe%C3%A7anha.pdf

Chamada de trabalhos aberta para III Seminário Internacional de estatística com R na UFF
A chamada de trabalhos para o III Seminário Internacional de Estatística com R estará aberta no período de 15 de janeiro a 23 de março de 2018. O evento, de caráter multidisciplinar, envolvendo as áreas do conhecimento que fazem uso de análise de dados com o software R, será realizado de 22 a 24 de maio de 2018, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água – NAB (Rua Edmundo March, sn, Praia Vermelha,Niterói) na Universidade Federal Fluminense (UFF) . Está previsto o recebimento de resumo simples ou artigos completos. Os trabalhos selecionados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do SER (ISSN 2526-7299) e concorrerão ao prêmio de melhor pôster e melhor artigo. O objetivo do evento é promover as técnicas da análise de dados com o uso do software R, realizar a troca de conhecimento entre os pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, incentivar o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a análise de dados. Mais informações: http://www.uff.br/?q=events/chamada-de-trabalhos-para-o-iii-ser

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