O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Abrindo portas para a vocação científica entre os jovens
Publicado em: 30/11/2017

Abrindo portas para a vocação científica entre os jovens

Por Ascom Faperj

O coordenador do programa Jovens Talentos, Jorge Belizario,
em companhia de estudantes durante a realização da Jornada
de 2015, na cidade de Vassouras (Foto: Divulgação)

Estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro estarão reunidos, nos dias 6 e 12 de dezembro, na capital fluminense e em Santo Antônio de Pádua, respectivamente, para a XVIII Jornada Jovens Talentos. No Rio, o evento acontecerá no Planetário da Gávea. Já naquele município do interior do estado, a jornada terá como palco o Instituto Federal Fluminense (IFF). No total, estão inscritos 366 estudantes, que apresentarão cerca de 200 diferentes projetos por meio pôsteres.

O programa Jovens Talentos (JT), uma parceria do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) com a FAPERJ, foi criado em 1999 e oferece bolsas de pré-iniciação científica a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública em universidades e instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado. Atualmente, existem cerca de 700 jovens bolsistas JT. Para os coordenadores do projeto, professor Jorge Belizário e Vera Medeiros, a “Jornada” é uma oportunidade para promover o intercâmbio de pesquisas entre os estudantes, além de comprovar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo de quase duas décadas de existência do programa Jovens Talentos.

“O projeto é extremamente importante para a formação de recursos humanos para pesquisa. Ao começarem desde cedo a participar de pesquisas, estes alunos passam a orientar melhor seu futuro profissional”, explica o coordenador do programa. Para Jorge Belizário, o programa demonstra toda a sua vitalidade em um momento difícil no fomento à pesquisa no estado do Rio de Janeiro em razão da necessidade de ajuste fiscal no orçamento estadual. “A resposta das instituições associadas ao programa foi altamente positiva e tivemos um número recorde de trabalhos e alunos inscritos”, diz. “O Planetário oferecerá, além do espaço físico, sessões em suas cúpulas para os participantes da Jornada. Vamos ter inúmeros trabalhos de alto nível e a participação de mais de 200 bolsistas. Já na edição a ser realizada na região norte-noroeste do estado, em Santo Antonio de Pádua, eles serão 133”.​

Belizário ressalta que todos os inscritos no programa são orientados por um professor e que o projeto atualmente conta com ex-bolsistas que hoje são doutores e orientadores de alguns dos atuais estudantes inscritos no programa. Um exemplo é a bióloga Késsia Barreto Lima, doutora pela Uenf e orientadora de Jovens Talentos na Escola Técnica Bacaxá, em Saquarema. Outra ex-bolsista do programa que já orientou diversos alunos em cursos pré-iniciação científica foi Sandra da Silva Pedro, atualmente professora de Física na Uerj. Moradora da comunidade de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, ela fez doutorado sanduíche na Alemanha.

Kate Katherine da Silva Batista Gomes é outra egressa do programa que chegou ao doutorado na Fiocruz, onde defendeu tese na área de Biologia Parasitária, após obter o diploma em Biologia na Uenf.

Na abertura do evento no Planetário, deverão estar presentes representantes do Cecierj, FAPERJ, Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Eletronuclear, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E, ainda, de diversos institutos federais de Ciência e Tecnologia do estado: Universidade Severino Sombra (USS), Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entre outras.

Programação da XVIII Jornada Jovens Talentos:

Data: 06/12/2017
Local: Planetário da Gávea
Abertura: 9h30
Exposição de Pôsteres: 10h30 – 16h30
Encerramento: 16h45

Data: 12/12/2017
Local: IFF – campus Santo Antônio de Pádua
Abertura: 10h
Exposição de Pôsteres: 10h30 – 16h30
Encerramento: 17h

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email Compartilhar no WhatsApp
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes