O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Caderno Virtual de Turismo aborda ecologia e preservação do patrimônio
Publicado em: 16/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Caderno Virtual de Turismo aborda ecologia e preservação do patrimônio

O turismo rural ecológico na Chapada Diamantina, na Bahia, a zona rural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o bairro carioca de Vila Isabel e a arquitetura do Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, são alguns dos temas da 13 edição do Caderno Virtual de Turismo, publicação online do Instituto Virtual de Turismo (IVT) da FAPERJ.

 

A equipe do IVT entrevistou Adeodato Menezes, coordenador do projeto da hospedaria camponesa Terra Mater, localizada em Ibicoara, Chapada Diamantina, que explicou a proposta agroecológica da hospedaria e a agricultura familiar que desenvolve. A entrevista destaca a importância do apoio a um turismo de base camponesa que promova o desenvolvimento social, ambiental e cultural da região.

 

As potencialidades turísticas e carências da zona rural da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, são identificadas em um estudo que também apresenta alternativas e sugere normas para a utilização das atrações turísticas do espaço rural sem causar danos ao meio ambiente.

 

Outro tema debatido no Caderno de Turismo é o projeto “A Vila Isabel em visita”, que busca conscientizar as crianças da necessidade de se conhecer e preservar o patrimônio do bairro e da cidade onde moram.

A arquitetura de Museus, em particular do Museu Histórico Nacional no Centro do Rio de Janeiro, é o tema de pesquisa realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo discute o papel da arquitetura das instituições culturais para a requalificação do Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Também estão em pauta os impactos sócio-culturais do turismo sobre as comunidades, qualificação profissional em turismo como fator de competitividade do setor, a Política Nacional de Turismo, o Turismo Rural em Áreas de Agricultura Familiar e os artigos do livro “Um outro turismo é possível?", que reúne o IV Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, realizado em Porto Alegre em agosto de 2002.

 

O endereço é do Caderno Virtual de Turismo é www.ivt-rj.net/caderno/

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes