O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ex-reitor da Uerj assume a presidência da FAPERJ
Publicado em: 14/09/2017 | Atualizado em: 18/09/2017

Ex-reitor da Uerj assume a presidência da FAPERJ

Por Ascom Faperj

Vieiralves de Castro: professor e pesquisador da Uerj tem pela
frente novo desafio na gestão pública (Foto: Lécio Augusto Ramos) 

O professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Vieiralves de Castro assumiu, na segunda-feira, dia 11 de setembro, a presidência da FAPERJ. Ele substitui Gabriel Carvalho Neves Franco dos Santos, subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), que ocupava interinamente a direção da Fundação desde o dia 7 de agosto. Vieiralves foi convidado a presidir a FAPERJ pelo atual titular da Sectids, deputado Gustavo Tutuca. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado no último dia 5 de setembro.

“O compromisso assumido pelo secretário Gustavo Tutuca – que se estende à FAPERJ, agora sob a minha responsabilidade –, é iniciar uma nova fase no fomento à pesquisa, a fim de recuperar a capacidade de produção do conhecimento nas instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no estado do Rio de Janeiro, após um período grave e agudo de crise em nosso estado”, disse Vieiralves.

Reitor da Uerj por dois mandatos, de 2008 a 2015, Vieiralves é formado em Psicologia pela Uerj, Após passar o mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), obteve, em 1998, o título de doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado da Uerj, na graduação e na pós-graduação, e coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da Uerj – Labore. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, memória social, psicologia social, religião e política.

De 2003 a 2007, foi diretor do Museu da República – Palácio do Catete, durante a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura. Antes, em 2002, esteve à frente das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Na primeira, já havia ocupado o cargo de subsecretário de 1999 e 2000. No Ministério da Educação (MEC), foi membro da Comissão Nacional de Extensão de 1993 a 1995. Na primeira metade dos anos 1990, foi coordenador nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

De 2015 a 2017, Vieiralves ocupou também cargo de membro do Conselho Superior da FAPERJ, como um dos três representantes das universidades estaduais naquele colegiado.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email Compartilhar no WhatsApp
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes