O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Boletim da FAPERJ número 9
Publicado em: 02/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Boletim da FAPERJ número 9

Astrônoma leva FAPERJ às estrelas

O prêmio Cientistas do Nosso Estado, da FAPERJ, contemplou pela primeira vez a área de Astronomia e o único projeto contemplado foi o de uma mulher, Daniela Lázzaro, do Observatório Nacional. Seu projeto consiste em estudar as propriedades físico-químicas de pequenos corpos celestes como cometas e meteoritos. O grupo de pesquisadores da qual Daniela faz parte tem ganho reconhecimento mundial e conseguiu trazer o maior congresso da área para o Brasil. Em 2005, o Asteroids, Comets, Meteors, que já está em sua décima edição, se realizará fora da Europa ou dos Estados Unidos, sendo realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Nova revista brasileira reproduz conteúdo da alemã Gehirn&Geist

Já está nas bancas mais um reforço ao conjunto de iniciativas de divulgação científica no campo editorial. Trata-se da revista mensal Viver Mente&Cérebro, que reproduz o conteúdo da alemã Gehirn&Geist. A publicação foi lançada semana passada pela Duetto Editorial, que também publica a Scientific American Brasil, os Especiais Temáticos de Scientific American e a revista História Viva. As reportagens abordam pesquisas sobre o funcionamento da mente humana, da psicologia às neurociências, enfocando temas como inteligência, consciência, emoções, motivação, cognição, percepção, personalidade e criatividade. Na edição de estréia um dos temas abordados é o que se passa na cabeça de pessoas que se submetem a transformações extremas, como o cantor Michael Jackson. Outras reportagens versam sobre a aplicação das teorias de Freud em novas descobertas da biologia do cérebro; a obsessão de ser fisicamente deformado, que leva milhões de pessoas no mundo à cirurgia plástica; a ansiedade, o medo e como se livrar deles; a natureza da consciência e a psicologia do esporte. Parte do conteúdo da revista impressa está disponível online.

 

A ciência em exposição e em debate

 

Inaugurada nesta quinta-feira (02/09), na Casa da Ciência (Rua Lauro Muller, n 3, Botafogo, tel. 2542-7494), a exposição Ciência dá Samba? mostra os croquis, fantasias e elementos das alegorias criadas pelo carnavalesco Paulo Barros, em parceria com a Casa da Ciência, e que foram utilizadas pela Escola de Samba Unidos da Tijuca no início deste ano no desfile do carnaval carioca. Com o enredo A criação do sonho e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível, a escola foi vice-campeã do carnaval. A programação inclui também, no dia 23 de setembro, um Fórum de Debates. A mostra fica em cartaz até 3 de outubro, de terça à sexta, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. Inscrições para grupos e antecipadamente para o fórum de debates podem ser feitas pelo telefone (21) 2542-7494.

Mostra Ver Ciência: defesa da inclusão social

 

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro, tel. 3808-2020) sedia até domingo, 5 de setembro, a 10 Mostra Internacional de Ciência na Tevê, que exibe programas produzidos por emissoras de 22 países. Paralelamente, são realizadas palestras com convidados internacionais. A entrada é franca, com distribuição de senhas com uma hora de antecedência. Os curadores do evento, jornalista Sérgio Brandão e psicólogo José Renato Monteiro, são responsáveis pela série semanal Ver Ciência, co-produção da TV Cultura e da Associação Internacional Ver Ciência que vai ao ar aos sábados, às 8h. O programa apresenta sempre um documentário exibido em mostras anteriores, com comentários de um cientista brasileiro.

A mostra Ver Ciência deste ano tem por tema central a Inclusão Social pelo Conhecimento. Participam algumas das principais emissoras de TV estrangeiras, como a BBC, do Reino Unido, a NHK japonesa, a WGBH dos Estados Unidos, a France2 e a alemã Deutsche Welle. Além do CCBB, a mostra também acontece no Espaço Ciência Viva (ECV), na Casa da Descoberta/Instituto de Física da UFF, na Fiocruz/Museu da Vida, no Museu da Escola Politécnica, no Museu de Astronomia e Ciências Afins e na Casa da Ciência - Centro de Cultura da UFRJ. Nestes espaços, a mostra fica em cartaz até 15 de setembro.

 

 



 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes