O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pagamento dos bolsistas sai nesta sexta-feira
Publicado em: 03/05/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pagamento dos bolsistas sai nesta sexta-feira

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTDS) concluiu, junto à Secretaria de Fazenda (Sefaz), o repasse dos recursos para o pagamento dos bolsistas ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Nesta terça-feira (2/5), foi enviada para o banco a ordem de pagamento referente ao mês de fevereiro de cerca de cinco mil pesquisadores. O dinheiro estará na conta até sexta-feira. Outra boa notícia é que, desta vez, bolsistas integrantes da comissão criada pelo secretário Pedro Fernandes para dar mais transparência a todo o processo de quitação das bolsas acompanharam o procedimento burocrático de liberação do recurso.   

Na manhã e início da tarde desta terça-feira, membros da comissão formada por quatro pesquisadores participaram da visita de representantes da SECTDS à Sefaz com o objetivo de verificar a realização do procedimento e, ao mesmo tempo, manter os demais bolsistas informados sobre o andamento do pagamento em atraso. Ao longo do processo, os próprios pesquisadores se comunicaram com os demais por meio de aplicativo de troca de mensagens e postaram informações em suas redes sociais.  

- Nosso objetivo é dar mais transparência ao pagamento das bolsas, permitindo que os pesquisadores tenham informações e divulguem os dados entre eles. Afinal, estamos tratando dos recursos de subsistência dos bolsistas, que devem ser reconhecidos como profissionais – disse o secretário.

A operação que possibilitou o pagamento das bolsas envolveu o repasse de recurso antes destinado à Assistência Social - que faz parte da SECTDS – à Secretaria de Fazenda, para, então, direcionar o dinheiro para os bolsistas. Nos últimos meses, os pesquisadores ligados à Faperj estavam sendo pagos após a quitação do salário dos servidores estaduais. Mas, em abril, quando foi quitada a folha de funcionários do estado referente a fevereiro, não houve recursos suficientes para as bolsas. Para resolver o problema, a SECTDS organizou a operação de transferência de recursos com a Sefaz.

Antes da realização do processo, por iniciativa do secretário, os bolsistas foram convidados para uma reunião na sede da secretaria, no Centro do Rio. Durante o encontro, realizado na quinta-feira (27/4), Pedro Fernandes esclareceu os quase 30 pesquisadores presentes sobre o motivo do atraso no pagamento das bolsas e criou a comissão com quatro representantes dos bolsistas para acompanhar a liberação do dinheiro. Para manter a comissão atualizada, ele ainda criou um grupo, no aplicativo de troca de mensagens, reunindo, além de si mesmo, os pesquisadores e um membro da sua equipe.  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes